Tecnicas em amostras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
) Definir Censo e amostragem:
1.2) Censo: é a coleta exaustiva de informações das unidades populacionais.
1.3) Amostragem: é o processo de retirada deinformações dos "N" elementos amostrais no qual deve seguir um método criterioso e adequado.


2)Definir Parâmetros e estimativas:
2.1) Parâmetro é um valor numérico usado paradescrever uma característica da população. Média, proporção, mediana são exemplos de parâmetros que podem ser usados em estudos empíricos. Podemos descobrir, por exemplo, quantas alunasda faculdade integrada de santa maria (população) são casadas e tirar uma média para ter uma idéia da representatividade deste número.
A estatística descritiva é um resumonumérico usado para descrever uma característica da amostra. Quando falamos em estatística inferencial estamos nos referindo a utilização destes dados extraídos de uma dada amostra parafazer inferências sobre a população. Mais uma vez nos utilizando do exemplo dado acima, poderíamos selecionar aleatoriamente 50 alunas (amostra) e descobrir quantas são casadas. Apartir deste número, poderíamos pensar numa proporção de casadas no departamento.
Uma maneira de avaliarmos o quão próximos estamos das características reais da população étrabalhar com intervalo de confiança. Quanto maior o intervalo de confiança menor é a chance de erro, porém menos preciso é o estudo.

2.2) A estimativa é um processo em que uma amostraé selecionada, mede-se as estatísticas necessárias, como por exemplo, a altura média e desvio padrão da amostra. Então é feita uma inferência, ou seja, um processo degeneralização, dizendo que a partir da média da amostra será possível concluir que ela será a média da população. Em outras palavras, com os dados da amostra tira-se conclusão da população.
tracking img