Tecnicas de secretariado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Realismo
Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescenteindustrialização das sociedades. O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava serrealista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade.
São características gerais
o cientificismo – Inês questão coimbrã relaçãoRealismo
a valorização do objeto – Cátia
o sóbrio e o minucioso - Sandrina
a expressão da realidade e dos aspectos descritivos - Cátia



CIENTIFICISMO – A defesa de que a vidae as ações dos homens são determinadas pela ciência é postura radical do Naturalismo.

APEGO À OBJETIVIDADE – Não há mais espaço para uma literatura com textos prolixos, comdescrições exaltadas de paisagens e de personagens.

PROBLEMAS PATOLÓGICOS ( A expressão das realidade e dos aspectos descritivos) – A literatura passa a retratar temas que chocam a sociedade:homossexualismo, lesbianismo, incesto, taras sexuais, loucura, adultério, racismo, prostituição.



Em Portugal
O Realismo na Literatura surge em Portugal após 1865, devido àQuestão Coimbrã e às Conferências do Casino, como resposta à artificialidade, formalidade e aos exageros do Romantismo de uma sentimentalidade mórbida. Eça de Queirós é apontado, junto aAntero de Quental, como o autor que introduz este movimento no país, sendo o romance.



Sites:
http://artestudo.blogs.sapo.pt/4969.htmlhttp://www.colegioweb.com.br/literatura/o-que-e-realismo-e-naturalismo-.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/realismo/realismo-6.php
http://www.jornallivre.com.br/222308/caracteristicas-gerais-do-realismo.html
tracking img