Tecnicas de recrutamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Jundiaí
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Técnicas de Recrutamento e Seleção

Jundiaí
2011

Proposta de Contratação para Vaga de Analista de Recursos Humanos
Conforme a necessidade da empresa “Brasil Confecções” segue abaixo a nossa proposta juntamente com uma breve explicação da função em questão:

Os processos de Recrutamento e Seleção estão relacionadoscom o suprimento de pessoas para as organizações. São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisas de mercado e integração às tarefas organizacionais.
A necessidade dos processos de Recrutamento e Seleção surge em função da rotatividade de pessoal ou de um aumento no quadro funcional. Se o recrutamento é uma atividade de divulgação, dechamada, portanto, uma atividade positiva e convidativa, a seleção é uma atividade de escolha, de opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação, portanto, restritiva.
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual aorganização divulga e oferece ao mercado oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção.
Para que ocorra um recrutamento eficaz de candidatos, é necessário um planejamento que determine quais as técnicas de recrutamento mais adequadas para a vaga disponível.Este planejamento se baseia em pesquisas externas (oferta de mão de obra qualificada, faixa salarial adequada com o cargo etc.) e pesquisas internas (perfil ideal para o candidato, disponibilidade de recursos para o recrutamento, etc.). De posse dos resultados desta pesquisa, é possível escolher a técnica mais adequada de recrutamento.
Seleção enquanto a tarefa do recrutamento é a de atrair comseletividade, através de várias técnicas de comunicação os candidatos que possuam os requisitos mínimos do cargo a ser preenchido, a seleção deve escolher, entre os candidatos recrutados, aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo vago e desempenhá-lo bem.
Para que a seleção seja eficiente, é necessário escolher o método mais adequado, e podem ser, por exemplo, através deaplicação de entrevista direcionadas, testes específicos, watergg, pesquisa de perfil comportamental, PMK etc.
O método é escolhido de acordo com o perfil e o número de candidatos, assim como através das especificações das vagas disponíveis. Independentemente das características observadas, a seleção se inicia como um processo de comparação, onde os requisitos do cargo, fornecidos através da descrição eanálise de cargos, são comparados com as características do candidato.
O método de comparação permite separar aqueles que não apresentam características necessárias para ocupar o cargo. No entanto, muitas vezes o número de pessoas aptas é superior ao número de vagas oferecidas. Para resolver este impasse é utilizado o processo de decisão. Este consiste em escolher a pessoa mais indicada entreaquelas que se dispõem a preencher a vaga. A escolha, normalmente, é feita por seleção quando se tem vários candidatos para uma vaga ou por classificação quando se tem vários candidatos para várias vagas.
As técnicas utilizadas para a seleção podem ser a entrevista, provas de conhecimentos ou capacidade, testes psicrométricos, testes de personalidade ou técnicas de simulação.
A finalidade maior doprocesso seletivo é a de melhorar o potencial humano da empresa, através da escolha sistemática dos melhores talentos, estimulando o aumento da estabilidade e o rendimento das pessoas buscando com estas ações produtividade.
O processo seletivo precisa ser eficiente e eficaz, ou seja:
• A eficiência consiste em fazer corretamente as coisas: saber entrevistar, aplicar testes válidos e...
tracking img