Tecnicas de pesquisa economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

O BRASIL E A NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

CLEANE ZEIDAN BEZERRA
JUDITH ESTHER DOS SANTOS FERREIRA GUEDES FARIAS

CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ
2012
INTRODUÇÃO

O BRASIL E A NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

O objetivo deste trabalho é contribuir para situar a economia brasileira no cenário global, tendo como a análise das transformaçõesestruturais da economia global, tais como a convergência entre as economias nacionais e da distribuição internacional da renda.
A pesquisa a ser realizada utilizará várias bases de dados, centrando-se nas seguintes variáveis: PIB, PIB per capita, exportações e investimento direto externo. As informações coletadas, na maior parte dos casos, cobrem o período do pós-guerra, iniciando-se em 1950 ouem 1960, e estendendo-se aos primeiros anos do século XXI.
Considerar-se-á que comparações com o passado podem iluminar as especificidades do período recente, que é o objeto central da pesquisa. Serão empregadas diferentes metodologias e critérios de organização das informações; as informações relativas à economia brasileira serão sempre singularizadas. Em muitos casos, utilizar-se-ão tambémagregados de caráter geográfico e/ou econômico.

DESENVOLVIMENTO

Até a metade do século 18, os países asiáticos respondiam pela maior parte da produção mundial, tendo em vista a combinação de grande dimensão populacional e territorial. Com a primeira Revolução Industrial (motor a vapor, ferrovias e tear mecânico), a partir de 1750, o centro dinâmico do mundo deslocou-se para o Ocidente, maisespecialmente para a Inglaterra, que rapidamente se transformou na grande oficina de manufatura do mundo, por conta de sua original industrialização.
A divisão internacional do trabalho que resultou desse movimento sofreu modificações importantes com o avanço da segunda Revolução Industrial (eletricidade, motor a combustão e automóvel) no último quartel do século 19. Naquela época, a onda deindustrialização retardatária, em curso nos Estados Unidos e Alemanha, por exemplo, provocou as principais disputas em torno da sucessão da velha liderança inglesa. A seqüência de duas grandes guerras mundiais (1914 e 1939) apontou não apenas para o fortalecimento estadunidense, como permitiu consolidar um novo deslocamento do centro dinâmico mundial: da Europa (Inglaterra) para a América (EUA).Durante a Guerra Fria (1947 – 1991), prevaleceu a polarização mundial entre o bloco de países liderados pelos Estados Unidos e pela antiga União Soviética. Na década de 1970, a crise capitalista impulsionada pela elevação dos preços de matéria-prima e petróleo enfraqueceu a economia dos EUA, simultaneamente ao fortalecimento da produção e exportação japonesa e alemã. Especialmente com a adoção daspolíticas neoliberais pelos Estados Unidos, o mundo novamente voltou a se curvar ao poder estadunidense, sobretudo nos anos 1990, depois do desmoronamento soviético, que permitiu o exercício unipolar da dinâmica econômica mundial.
A manifestação da grave crise global desde 2008 tornou mais claro o conjunto de sinais da decadência relativa dos Estados Unidos. A ineficácia das políticas neoliberais e opoder concentrado e centralizado das grandes corporações transnacionais apoderam-se do Estado em grande parte dos países desenvolvidos, responsáveis pela adoção de políticas caracterizadas como socialismo dos ricos. Enquanto os trabalhadores pagam a conta da crise, com a perda de seus empregos e a precarização das ocupações, os grupos econômicos se ajustam com grandes somas do orçamento público,mas são incapazes de recuperar a dinâmica produtiva, salvo a financiamento da riqueza.
Simultaneamente, percebe-se o reaparecimento da multicentralidade geográfica mundial e outro deslocamento do centro dinâmico, dessa vez da América (EUA) para a Ásia (China). Ao mesmo tempo, países de grande dimensão geográfica e populacional voltaram a assumir maior responsabilidade no desenvolvimento mundial,...
tracking img