Tecnicas de negocicao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Superior em Tecnologia em Gestão Comercial

Alcindo Marques Junior – RA 361021
Regiane Aparecida Vieira Terra de Paula- RA 375973
Camila Alessandra de Souza- RA 375949
Miriele de Fátima Domingues- RA 361159
Priscila Fernanda de Lara- RA 361166

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Tutora Presencial Heila Elisa Dias de Gois

PILAR DO SUL SP
2012

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3
2. COCEITO DE NEGOCIAÇÃO 3
3.TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 4
4. TIPOS DE NEGOCIAÇÃO 6
5. ESTILO DO NEGOCIADOR 8
6. PAUTAS PARA UMA BOA NEGOCIAÇÃO 9
7. INOVAÇÕES NO MUNDO COMERCIAL 10
7.1 Pregão Eletrônico 11
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
ANEXO I – PROBLEMA 13

1. INTRODUÇÃO

O artigo apresenta uma abordagem clara e sucinta sobre negociação, demonstrando os conceitos do tema abordado, ostipos de negociações existentes, as formas corretas e agressivas do ato de negociar, considerando principalmente os pontos relevantes que envolvem esse processo, embasando em roteiro necessário para evitar erros que podem comprometer todo êxito final da transação.
Verificando a relevância de uma comunicação eficaz e que atenda a quesitos básicos de dialogo, de forma que possa ganhar a confiança ecredibilidade, explanar ideias de forma clara e sincera, mantendo uma postura adequada, utilizando de uma ética profissional coesa e ter a capacidade de considerar as necessidades do cliente, tendo predisposição para mudanças, utilizando inovações que facilite a comodidade e aceitação no mercado.
Apresentando o estilo do negociador que deve manter uma postura que demonstre habilidade técnica,habilidade interpessoal, conhecimento do negocio e disponibilidade de atender as necessidades durante todo o transcorrer da negociação.
Aborda-se a seguir todo o levantamento teórico encontrado sobre o assunto, procurando ser claro e sucinto, podendo destacar os seguintes nomes: Junqueira (1986), Santos (2009), Brum (1998), e outros que muito contribuíram para o assunto.

2. COCEITO DE NEGOCIAÇÃODentro de um ramo comercial, diversos são os problemas e as dificuldades para se manter ativo no mercado. Uma das dificuldades, consiste em atender plenamente a satisfação dos clientes, para que as necessidades sejam atingidas, tanto dos clientes como da empresa, é necessário que haja uma boa negociação.
A negociação pode ser definida da seguinte forma:
“Negociação é o processo de buscar aceitação deideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.” (JUNQUEIRA, 1986, p.5).
O autor relata que negociar consiste na aceitação de ideias em busca de um bomresultado que possa agradar as duas partes envolvidas na negociação.
Embora algumas pessoas ainda acreditem que negociar significar ganhar e obter vantagem sobre o seu interlocutor o que consiste de um resultado que não demonstra futuro, somente para questões imediatas, onde não consegue ganhar a fidelidade e confiança do cliente, sem haver assim, uma boa divulgação dos serviços ou produtosoferecidos.
No processo de negociação é preciso que se estabeleçam objetivos, lembrando que para se manter no mercado é preciso que haja reciprocidade, para que todos obtenham resultado, havendo sempre equilíbrio.
Considerando que o equilíbrio não significa apenas alinhamento nos valores (receita para uns, investimentos para outros), mas no resultado do processo: cronograma adequado, esforço bemmensurado, condições recíprocas de negociação alinhadas e, sem sombra de dúvidas principalmente processo/projeto implantado e bem sucedido para o negócio do seu cliente. (JUNQUEIRA, 1986).
Verifica-se que atualmente os clientes possuem um vasto conhecimento, e que os meios de comunicação como rádio, jornal, televisão, internet, dão as informações sobre tudo que pretendem comprar e esperam sempre algo...
tracking img