Tecnicas de negociaçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP











Alessandra Fátima Melo Oliveira Silva – RA 353539
Maria das Dores Medeiros – RA 364588
Maria Helena Pereira da Silva – RA 382442
Graziela Ribeiro Santos Borges – RA 34971
Wanellyton Teixeira Bueno – RA 372854











TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO




















UBERLÂNDIA - 2012
Introdução

Técnicasde Negociação

A negociação está presente em todos os lugares, na escola, numa loja de departamentos, no supermercado, com amigos, etc. Na verdade, negociamos desde a hora que acordamos, qual roupa usarei naquele dia.
Hoje podemos dizer que negociar bem pode ser considerado uma arte, ou um dom, porém, para desenvolvermos esse dom, precisamos antes entender o que é de fato negociação:Negociação é um processo de comunicação bilateral que tem como objetivo chegar a um consenso sobre determinado assunto, levando em consideração as idéias e necessidades de cada parte, permitindo assim que ambas alcancem um resultado satisfatório.
Buscaremos então, através desta pesquisa, uma melhor compreensão sobre os processos e variáveis básicas que envolvem uma negociação.CAPÍTULO 1

Conceito

“Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa”. (Sparks, 1992)

“Negociar é mais que arte, representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios”. (Santos, 2009)

Em um mundoglobalizado, em que a modernização faz frente aos negócios e a competição estabelece relações de trocas cada vez mais complexas, algumas características do mercado ostentam práticas novas para sobrevivência das empresas.
Dentro das técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto-desenvolvimento, visão, determinação,inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento.
O impacto das mensagens, o feedback e a percepção de técnicas de avaliação e dos resultados que podem ser gerados, pode auxiliar no desempenho.
Criatividade, distorções e percepção do comportamento geram expectativas emocionais, crenças, valores e necessidades de negociação.
A nova realidade agrega tantosestudos que o profissional fica perplexo com tudo isto, mas nenhuma técnica é mais eficiente do que a exploração da intuição, do conhecimento da linguagem corporal e de práticas criatividades no cultivo ao cliente. Todas as negociações devem superar as expectativas do cliente e qualquer diferencial pode conquistar fidelidade e aliados fixos que auxiliam no marketing de produtos e serviços.Objetivos comuns, valorização de opiniões, a confiança na própria habilidade, o compromisso sério ao trabalho e compartilhar a motivação provocam uma negociação colaborativa.
Nas escolhas, a estratégia mais adequada sempre será a mais simples.
Aprenda que o melhor desafio na negociação é justamente quando todos ganham no processo de troca permanente.
Valores devem ser conquistados com princípioséticos e espaços são conquistados com persistência e não com a competição.
Negociar parece mesmo uma arte, mas no traço da vida a obra prima será sempre o seu negociador.

Processo

Analisando a negociação sob um enfoque sistêmico, podemos concluir que o processo de transformação nada mais é do que o “ato” da negociação, e tudo o que envolve obter um bom desempenho diante do outro negociador. Énítido que esse desempenho dependa muito das características pessoais de cada parte, assim como habilidades técnicas e interpessoais, mas devemos observar também a grande importância que o planejamento exerce dentro de um processo de transformação, como vimos anteriormente.

Além das habilidades e do grau de planejamento, o resultado de uma negociação é fortemente influenciado pelas variáveis...
tracking img