Tecnicas de negociação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NEGOCIAÇÃO AMPLA – “MUITO ALEM DO SIM E DO NÂO”

Neste livro o autor retrata a extrema importância da negociação no mundo empresarial e em relacionamentos internacionais e interpessoais, onde se entende que a negociação e em processo de comunicação que acontece a quase todo o tempo em relacionamentos entre pessoas e empresas. Respeitando as regras básicas da comunicação nos passaidéia que a negociação não é somente uma ferramenta de negócios, e sim um elemento essencial do funcionamento da sociedade moderna. O autor retrata em diversos trechos deste livro faz comparações entre diversos autores e suas teses como Shapiro 1992, que escreveu negociação como um processo onde ambos ao lado podem e devem sair vitoriosos.
Shapiro lançou formalmente uma nova maneira deinterpretar a negociação que foi adotada por grande parte dos autores que segue a teoria ganha-ganha,considerada uma das mais importantes ate hoje.
Lewicki e seus co-autores criaram em 1994 a Negociação Estratégica, que trata de um modelo concentrado em negociação, a partir de um ponto de vista um pouco mais estratégico. Martinelli e Almeida em 1998 publicaram seu dois Livros, Negociação eSolução de conflitos, que o autor considera um excelente apanhado de estudos e teorias das mais consagrados autores sobre a negociação.
Neste livro o autor visa à negociação em um campo mais aberto á idéias, e faz a seguinte comparação Que o livro não e como uma receita de bolo, e sim um provocador de reflexões, instigando nos leitores a pensar um pouco mais sobre a complexidade que estapor traz de um processo de negociação,comparando em várias partes do livro as mais simples de negociação em nossas vidas pessoais até as mais sérias que exigem um pouco mais de nós,em nossos trabalhos.Este livro nos faz refletir um pouco mais sobre diversos tipos de negociações.

CONCEITUAÇÃO DE NEGOCIAÇÃO E A VISÃO DE OUTROS AUTORES:

Pode-se conceituar negociaçãocomo a utilização da informação e do poder, buscando influenciar o comportamento em rede de tensão. O poder pode ser dividido em vários tipos, sendo importante conhecê-los, bem como as suas possibilidades de aplicação. Já o tempo deve ser cuidadosamente analisando numa negociação, verificando como ele afeta o processo, devendo ser ponto de apoio para se projetar o negócio. Na verdade,o limite dotempo é definido por quem negocia,podendo se tornar mais flexível do que se imagina.
A importância é a outra variável básica de um processo de negociação, sendo de fundamental importância tanto antes como durante o processo. É importante ressaltar, ainda que as três variáveis estejam muito entrelaçadas, destacando-se a relevância de tratá-las em conjunto.
Outro aspecto importanterefere-se à comunicação, cuja importância tende-se freqüentemente a subestimar numa negociação. Porém, o momento correto ouvir, falar objetivamente são aspectos fundamentais para uma comunicação efetiva.
E por causa disso, podemos dizer que a arte de negociar este presente em boa parte dos momentos da vida. As esferas das negociações sempre necessariamente estão mudando. O pressuposto dehoje podem não mais ser válidos amanhã, e por isso que o negociador deve estar sempre, inovando e buscando de maneira incansável de desenvolver, para que por conseqüência possam antecipar-se as mudanças sabendo administrar favoravelmente.
Existem dez habilidades necessárias a um negociador que são:
* Ser um bom ouvinte: com certeza que quando ouvimos mais do que falamos,entendemos as mensagens da outra pessoa melhor e conseguiremos melhores informações também, que poderão ser valiosos no processo.
* Desenvolver um espírito negocia: cientificamente, os grandes negociadores. Dizem que tudo pode ser negociado, porém para isto precisam estar em um ambiente de negociação. Para poder alcançar o objetivo planejado, é preciso ceder a agressividade ao consenso no...
tracking img