Definição de empreendedorismo

Empreendedorismo é o movimento de mudanças causado pelo empreendedor, cuja a sua origem da palavra vem do verbo Francês “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo.Apesar do empreendedorismo estar cada vez mais em evidências nos artigos,revistas,livros e aparentar ser um termo “novo” para os profissionais,é um conceito antigo que assumiu diversos vertentes ao longo do tempo.
Dornelas faz um resgate histórico e identifica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Pólo,sendo o empreendedor aquele que assume os riscos de forma ativa,físicos e emocionais,e o capitalista assume as riscos de forma positiva.Na média,o empreendedor deixa de assumir riscos e passa a gerenciar projetos de produção principalmente com financiamento governamental.
E no século XVII,surge a relação entre assumir riscos e empreendedorismo.
Bem como a criação do próprio termo empreendedorismo que diferencia o fornecedor docapital,capitalista da aquele que assume riscos empreendedor.
Mas somente no século XVII, capitalista e empreendedor foram completamente diferenciados,certamente em função do inicio da industrialização.
Com as mudanças históricas,o empreendedor ganhou novos conceitos.
Uma das principais definições da palavra empreendedor,foi elaborada no inicio do século XIX economista Francês J.B.Say como aquele que transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento.
O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.
Contudo,parece que uma definição de empreendedorismo que atende na atualidade é de Dornelas que esta baseadas nas diversas definições vistas ate então,’’o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negocio para capitalizar [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Tecnicas de negociação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tecnicas-De-Negocia%C3%A7%C3%A3o/38927.html

MLA

"Tecnicas de negociação" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tecnicas-De-Negocia%C3%A7%C3%A3o/38927.html>.

MLA 7

"Tecnicas de negociação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tecnicas-De-Negocia%C3%A7%C3%A3o/38927.html>.

CHICAGO

"Tecnicas de negociação." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tecnicas-De-Negocia%C3%A7%C3%A3o/38927.html.