Tecnicas de negociação desafio de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE DE SOROCABA



DESAFIO DE APRENDIZAGEM:
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Sorocaba/SP

INTRODUÇÃO

A negociaçãotem sido considerada um processo intimidante, frustrante e opressivo, principalmente se utilizada como ferramenta para resolver desentendimentos pessoais ou de negócios, pois acaba por mexer com as nossas emoções e percepções – questões subjetivas, as quais nos causam muito desgaste.
Por conta desse enfoque, sustentado anos e anos, muitas pessoas deixam de negociar, acreditandoque essa condição seria prerrogativa de negociadores habilidosos, que sabem preservar suas emoções, valendo-se de comportamentos frios e impessoais.
Hoje, negociação é encarada como uma arte, que, neste caso, é entendida como aquilo que se aprende e se aprimora na prática , sendo formada por três elementos: a criatividade, a sensibilidade e a intuição.Para desenvolvermos uma negociação bem-sucedida, devemos:
• aprender sobre o processo de negociação;
• compreender a si mesmo; e
• buscar a construção de melhores relacionamentos da vida.
Desse modo, a negociação deve ser considerada como a oportunidade tão almejada para nos desenvolver e fortalecer os nossosrelacionamentos em todos os aspectos.
Com base nesse desenvolvimento e fortalecimento das relações é que os melhores negociadores atuam, procurando fazer muitas perguntas, ouvir cuidadosamente, concentrar-se no que desejam. Manter-se sintonizados como que está ocorrendo e descobrir o que a outra parte envolvida no processo pretende conseguir.
Precisamoscompreender que o processo de negociação não faz somente um vencedor, mas tem condições de satisfazer todas as pessoas envolvidas, com os resultados alcançados.

CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO

Certamente a maioria das pessoas tem conhecimento de vários conceitos de negociação, que vão desde obter um sim, passam pela prerrogativa de se saber usar a informação e o poder que amesma gera e chegam até a tomada de decisão para se aperfeiçoar interesses. Negociação também é entendida como um processo de comunicação que se desenvolve quando queremos algo de outra pessoa. Note-se que, em todos esses conceitos, o comportamento mais marcante é o de conquista, o de persuasão da outra parte.
O conceito que, de nosso ponto de vista, caracteriza a negociaçãocomo uma arte a ser treinada e desenvolvida é: um processo que envolve uma ou mais partes com interesses comuns e/ou antagônicos, que se sentam para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo.
Por ser concebida como um processo precisou ter a definição do objeto da negociação e, principalmente, saber de onde extrair as informações para oadequado planejamento e condução da negociação. Para tanto, é necessário considerarmos mais algumas questões importantes:
• identificar os aspectos em comum para ambas as partes;
• perceber os interesses múltiplos que estão envolvidos;
• manter o foco voltado para as soluções, em vez de desperdiçá-lo nos problemas;
• focalizar os benefícios para ambas as partes• avaliar todas as variáveis envolvidas;
• conduzir o processo de forma a perceber qual o melhor momento para a tomada de decisão;
• reforçar, depois de tomada a decisão, o compromisso acordado, de preferência registrando-o.

VARIAVEIS BASICAS DE UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

. Percebe-se que, conforme os prazos vão se esgotando, Cada...
tracking img