Tecnicas de negociação cap.1,2 e3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1588 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Teoria Geral de Sistemas surgiu em 1950, em resposta a uma crítica de que os pesquisadores da época não se preocupavam com a organização em seu ambiente externo, então, os estudiosos da administração voltaram a esses detalhes da organização.
Essa Teoria é aplicada em muitas Ciências, por isso, oeconomista Kenneth Boulding fez questão de escrever um artigo sobre a natureza, o propósito e a necessidade da abordagem sistêmica no mundo científico, onde destaca uma hierarquia de nove níveis de sistemas:
- Estruturas estáticas
- Dinâmico simples
- Cibernético
- Aberto
- Genéticos sociais
- Animais
- humanos
- Sociais
- Transcendentais
Os sistemas acima enfatizam que a Teoria Geral deSistemas (TGE), não surgiu para substituir nenhuma Ciência já existente, o objetivo de Boulding era estabelecer um modo adequado e justo entre o específico que não tem significado e o geral que não tem conteúdo.
A Teoria Geral de sistemas foi aplicada na Negociação (aspecto da administração), onde através de esquematizações sistemáticas, setem a perspectiva de um bom êxito nos negócios. A proposta de Martinelli para uma negociação evolutiva foi onze métodos a ser estudado:
- Processo de negociação
- Importância da comunicação
- Variáveis básicas
- Habilidades essenciais dos negociadores
- Planejar segundo o princípio de hierarquização
- Questão ética
- Envolvimento de uma terceira parte no conflito
- Uso dos tipospsicológicos na solução dos conflitos
- Preocupação com as weltanshauungen ( visão de mundo) dos participantes
- Capacidade para lhe dar com as diferentes weltanshauungen (visão de mundo)
Qualquer empresa que estiver num processo de negociação, deve analisar, e adequar esses métodos de acordo a sua negociação.


2.CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO
A negociação é conceituada porvários autores, de maneira que cada um tendo sua opinião, faz com que esses conceitos diferem uns dos outros. Mas ao aprofundar nessas pesquisas, percebemos que todas as conceituações tem o mesmo sentido da frase, algumas conceituações simples, outras mais complexas, mas todas com a mesma finalidade, ou seja, indivíduos que tem os interesses comuns, que com uma boa comunicação, transfere asinformações corretas, e chegam à um acordo.
A seguir analisaremos, alguns conceitos de alguns autores:

" Negociação é uma atividade difícil e trabalhosa"Behr e Lima
considerou todo o processo de Negociação, passo a passo, quando disse que era "trabalhosa", e quando se trata de lhe dar com pessoas, sempre é "difícil".

" Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes"
Nieremberg
A comunicação é muitoimportante, quando não se transmite o que você realmente deseja, pode sofrer consequências para o resto da vida, "afetando qualquer tipo de relacionamento", e se ao contrário "produz benefícios para o resto da vida".

"Negociação é um processo de comunicação bilateral que envolve um elemento de permuta e barganha, no qual os agentes trocam recursos de valor para outro, visando a obtenção de uma decisãoconjunta e a satisfação de todos envolvidos"
Fisher, Ury e Hodgson
Na negociação, como o próprio nome diz "envolve um elemento de permuta e barganha", onde os interessados neste elemento, seja, prestação de serviços, objetos, processos judiciais, entre outros, o intuíto é sempre "tomar uma decisão conjunta com todos os envolvidos satisfeitos".

"Negociação é um Jogo"
Lewicki e Hiam...
tracking img