Tecnicas de nado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERROS COMUNS DETÉCNICAS DE NADO


Erros de Braçadas

Erros de varreduras para fora e para dentro, cotovelos caídos ocorrem facilmente durante essa fase, se o nadador não movimentar suas mãos para fora o suficiente antes de começar a varredura para dentro. Os nadadores do nado borboleta não podem rolar o corpo de um lado para o outro e, assim, devem afastar seus braços e suas mãos para oslados até que estejam voltadas para trás contra a água. Suas mãos e seus antebraços estarão perpendiculares à direção em que estão se deslocando e pressionarão para baixo contra a água e, dessa forma, desacelerando sua velocidade de progressão. Os nadadores do nado borboleta precisam aprender a esperar ate que suas mãos estejam com maior abertura que largura de seus ombros, onde poderão conseguir umaorientação para trás, antes que comecem a fazer a varredura para dentro com as mãos.
O nadador mergulhou demasiadamente sua cabeça durante a entrada dos braços. Em decorrência disso, ele tem de utilizar o primeiro terço da parte submersa de sua braçada para empurrar sua cabeça em direção a superfície.
O erro habitual que os nadadores cometem durante a segunda metade da varredura para dentro émanter suas mãos voltadas diretamente para baixo. Quando estão voltadas para baixo, o ângulo de ataque é pequeno demais para transferir à força retrógrada a água, a menos que os nadadores estejam empurrando suas mãos para trás mais do que para dentro; contudo, a braçada assim executada abrevia a varredura para dentro e, portanto, encurta toda fase propulsiva da braçada.

Erros de varredura paracima, também nesse caso, os erros ocorrentes no nado borboleta são os mesmos já mencionados para as braçadas no crawl nessa etapa da parte submersa da braçada. Eles também podem tentar manter a propulsão ate que suas mãos atinjam a superfície, o que também resultará na ação de empurrar para cima contra a água.
Os nadadores devem estender seus cotovelos lentamente durante a varredura para cima,a extensão completa não devera ocorrer ate que seus braços recuperem-se acima da água.

Erros de recuperação e de entrada, os dois erros mais comuns são: (1) recuperar os braços muito altos e (2) arrasta-los pela água. Os braços devem oscilar lateralmente sobre a água durante a recuperação. Por outro lado, o arrastar dos braços pela água amplia consideravelmente o arrasto.
Erros de PernadasA causa mais freqüente de uma execução deficiente da pernada de golfinho é a falta de capacidade de extensão dos tornozelos e/ou a incapacidade de virar os pés para dentro. Um erro final, constantemente cometido, é dobrar demais os joelhos durante a pernada para cima.

Erros de sincronização

O erro de sincronização mais comum, que já foi mencionado, consiste em dar a pernada cedo demais. Umsegundo erro, que, na verdade, é um exemplo extremo da braçada dada cedo demais, é a braçada deslizante.

Braçada Deslizante, esse erro frequentemente quando os nadadores estão aprendendo o nado borboleta. Os nadadores do nado borboleta devem ser orientados a fazer a varredura para fora com seus braços imediatamente depois da entrada na água. Um exercício para correção desse problema é oexercício de padrão de braçada.

Borboleta de uma Pernada, este é outro erro que os nadadores fazem ao aprender pela primeira vez o nado borboleta. Isso faz com que fique difícil para eles manter seus quadris perto da superfície, aumentando o arrasto de forma, por causa da inclinação da posição de seus corpos.
O borboleta de uma pernada é de difícil correção, porque a solução não é tão óbvia como podeparecer a primeira vista. O “culpado” do erro é uma varredura para dentro com os braços que é curta e que põe em movimento uma cadeia de eventos que torna impossível aos nadadores completar a segunda pernada. Em decorrência disso, os atletas terão apenas tempo de executar uma pernada parcial para baixo antes que suas mãos deixem à água. Isso faz com que achemos que eles não estão dando uma...
tracking img