Tecnicas de modelagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No planejamento de um projeto o engenheiro tem uma tarefa importante que é modelar adequadamente o problema a ser resolvido. Seja no papel, na mente, num laboratório ou no computador uma representação do produto final é um passo importante para o sucesso do empreendimento. Os recursos que utilizaremos neste estudo são de eficácia para a representação da modelagem através de: EquaçãoQuímica, Maquete, Desenho Técnico na Engenharia Civil, O Resultado esperado do projeto vem através do aprimoramento do modelo trabalhado, pois, como o problema está simplificado, saberemos então como proceder e exercer um controle maior sobre o seu comportamento. Benefícios de sua utilização na Engenharia Civil, e um protótico de uma caixa de embalagem relacionando exemplos práticos e teóricos emsuas dimensõe




DESENVOLVIMENTO





Equação Química

O benefício da modelagem utilizando as Equações Químicas é o conhecimento dos subsídios empregados nas subáreas de atuação na Engenharia Civil, ou seja, os elementos, recursos e materiais a serem utilizados. Deve-se saber a composição eprocesso que cada material passou para assim aplica-lo no projeto. De tal forma o engenheiro se certificará da eficiência da ação ou produto que será realizado.
Na fase de estruturação de uma obra o engenheiro deve se preparar para a reação química da oxidação e redução, em que na oxidação ocorre a perda de elétrons, e na redução o ganho de elétrons. A oxidação é um processo sofrido por um redutorenquanto a redução é o processo sofrido pelo oxidante.
Na fase de Infraestrutura as ligações químicas justificam o comportamento mecânico e o estado de consistência dos materiais frente às variações de temperaturas. São realizadas de modo a se completar a estabilidade dos átomos, satisfazendo as camadas de valência. A química estrutural e ligações em sólidos são essenciais na parte estrutural.A chuva ácida reage com metais e carbonatos, atacando muitos materiais usados na construção civil, como mármore e calcários. Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) presentes na atmosfera formam ácidos fortes, aumentando a acidez da água da chuva. Devemos também calcular as complexas reações químicas que hão de acontecer quando entram em contato: Cimento com H2O, oxidaçãodos metais, estacas e terra úmida.
A estequiometria é fundamental no processo de modelagem química na construção civil, pois permite relacionar a quantidade de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxilio das equações correspondidas. Ex: A cal muito utilizada na construção civil é obtida a partir da reação de decomposição do calcário, representada pela equação:CaCO3(s) -----> CaO (s) + CO2 (g)

A fonte de calor para essa decomposição pode ser o gás natural,cuja reação de combustão é representada por:

CH4(g) + 2O2 (g) -----> 2H2O (l) + CO2 (g)


Cal hidratada


Para entender os benefícios da cal é interessante conhecer um pouco do processo de obtenção da mesma, que tem início com a extração de rochas carbonatadas. Para rochas carbonatadas decalcário (variedade de rocha onde o constituinte principal é o carbonato de cálcio), o agregado obtido é submetido à ação do calor (processo denominado calcinação) em fornos apropriados, com temperatura entre 850 e 1200ºC. Nesta reação química, o carbonato de cálcio, sob a ação do calor, se decompõe, formando o óxido de cálcio (cal) e o dióxido de carbono, sendo que este gás se desprende resultandobasicamente a cal. A equação química abaixo ilustra a reação ocorrida nesta fase.

A cal, assim obtida é denominada cal virgem, cal viva ou cal aérea. Ainda não está pronta para ser utilizada, necessitando passar por um processo de moagem, sendo então misturada com água em proporções adequadas. Deste processo resulta o hidróxido de cálcio (cal hidratada), cuja equação química é mostrada...
tracking img