Tecnicas de massagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As Técnicas de  Massagem
 

 
                                 “A energia é a causa de toda produção e toda destruição”    ( NEI JING SU WEN).
                          A tese oriental sustenta que a matéria é um estado de condensação da energia  e que esta ao dispersar-se , retorna ao seu estado inicial de energia.
As técnicas de massagem variam em grande número dependendo da anatomia decada ponto, do estado de equilíbrio energético da pessoa e da região a ser tratada, dos objetivos da massagem e da posição em que nos encontramos.
                Há, basicamente, três maneiras de atuar sobre o sistema energético durante a realização de uma sessão de massagem: a TONIFICAÇÃO, a SEDAÇÃO (ou dispersão) e a HARMONIZAÇÃO, que devem ser selecionadas de acordo com o diagnóstico do quadroenergético no momento da massagem.
 
A TONIFICAÇÃO consiste, de uma maneira geral, em fazermos a massagem nos sentidos horários e centrípeto, a favor da direção do fluxo de energia do meridiano e após seu horário de predominância. O tempo de aplicação da massagem é mais breve , as pressões são intermitentes, leves, rítmicas e rápidas, superficiais; o aprofundamento do toque se faz de formalenta e a retirada é rápida.
Empregamos o método de tonificação para tratar estados de deficiência energética (frio, flacidez, hipoestesia, hipotensão, suor frio, inchação, paralisia, hipotonicidade, torpor, inatividade).
 
A SEDAÇÃO OU DISPERSÃO, ao contrário da tonificação, baseia-se na realização da massagem nos sentidos anti-horário e centrífugo, no sentido oposto ao do fluxo energético domeridiano e antes do seu horário de predominância. O tempo de aplicação da massagem é mais prolongado; as pressões são contínuas, fortes, lentas, profundas; o aprofundamento do toque é realizado de forma rápida e a retirada é lenta.
O método de sedação ou dispersão deve ser empregado quando queremos tratar um estado de excesso da energia (dor, espasmo, quentura, contração, hipertensão, hipersecreção,inflamação, convulsão, hipertonicidade, hiperatividade).
 
Na maioria das vezes, quando estamos num equilíbrio satisfatório ou quando não temos clara indicação da técnica de tonificação ou de sedação da energia, usamos a técnica da HARMONIZAÇÃO, que consiste em exercemos uma pressão sobre o ponto de massagem enquanto realizamos movimentos circulares,  que deslizam a pele sobre os tecidos maisprofundos.
 
Os toques variam de intensidade e duração conforme a nossa disponibilidade de tempo e o objetivo da massagem. A aplicação dos toques durante apenas alguns segundos nos pontos escolhidos é o suficiente para a manutenção da saúde e prevenção de doenças através da automassagem. No entanto, quando estamos tratando um determinado estado de alteração da saúde, devemos nos deter de um acinco minutos em cada um dos pontos especificamente indicados para tal desequilíbrio.
A quantidade de vezes que fazemos a massagem também varia, podendo ser empregada diariamente em casos crônicos ou ser realizada várias vezes ao dia em casos agudos.
Para que a massagem tenha um efeito satisfatório, e fundamental que o toque tenha penetração no organismo e que desperte o Qi do local. Isso implica atomada de consciência da existência do ponto em questão. Além disso, podemos perceber a chegada do Qi pelo próprio toque, por alterações da coloração da pele no local do ponto massageado e mesmo pela expressão e atitude d quem está recebendo a massagem.
A intenção do coração e da mente durante a aplicação da massagem, assim como a consciência do momento presente, exercem significante influênciasobre o efeito do toque no corpo, potencializando os seus resultados. Por isso, a medicina chinesa recomenda uma série de treinamentos interiores com a finalidade de aprimorar o praticante da massagem no emprego da sua intenção voluntária.
A postura corporal do praticante da automassagem (ou do massagista e da pessoa massageada, quando for o caso) também é de grande importância par o bom...
tracking img