Tecnicas de entrevistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICAS DE ENTREVISTAS E DE COLETA DE DADOS

INTRODUÇÃO
Este capitulo discute algumas diretrizes para as entrevistas que você fará durante a fase de analise de sistemas de projetos de desenvolvimento de um sistema. Você provavelmente entrevistara usuários, gerente, auditores programadores que fazem a manutenção de sistemas já existente varias outras pessoas.
Por que fazemos entrevistadurante a analise de um sistema? Os motivos são este:
* Precisamos coletar informações sobre o comportamento de um sistema anual ou sobre o comportamento de um sistema atual ou sobre os requisitos de um novo sistema de pessoas que têm essas informações armazenadas em algum lugar em suas cabeças.
* Precisamos verificar nossa própria compreensão, como analistas de sistemas, do comportamento de umsistema atual ou dos requisitos de um novo sistema. Essa compreensão deve ter sido adquirida através de entrevistas previas em combinação com informações coletas de modo independente.
* Precisamos coletar informações sobre o(s) sistema(s) autal (is) para executarmos os estudos de custo/benefícios
Este capitulo também cobre os seguintes tópicos sobre o processo de entrevistas:
* Tipos deentrevistas
* Problemas fundamentais das entrevistas
* Diretrizes gerais para a realizações de entrevistas

TIPOS DE ENTREVISTAS

A forma mais comum de uma entrevista é uma reunião pessoal direta entre você (talvez acompanhado por um ou dois analistas auxiliares d mesmo projetos) e um ou mais interlocutores (entrevistados). Normalmente tomam-se apontamentos com papel e lápis por umdos entrevistadores; menos costumeiramente, a entrevista pode ser gravada ou um(a) secretário(a) tomaram nota durante a entrevista. Neste capitulo vamos presumir que sua entrevista será desse tipo geral, mas que não farei qualquer pressuposição sobre o gravador ou estenografas.
Você deve perceber que as informações obtidas em uma entrevistas também podem ser obtidas por outros meios, por exemplosolicitando-se que os entrevistadores respondam por escrito os requisitos do novo sistema. Também podemos aumentar as entrevistas ela presença de vários especialistas (que podem até conduzir a entrevista enquanto o analista de sistema participa como assistente), como peritos em industria, psicólogos comportamentais e negociadores. E, finalizando você deve lembrar que outros meios de obtenção dedados (ex.: videocassete) podem ser utilizados para registrar uma entrevistas.
Durante a década de 80, uma forma especializada de entrevista tornou-se popular em algumas empresas de SIG; ela é conhecida como JAD (de Joint Application Development) ou projeto acelerado, ou análise em equipe, e por vários outros nomes. Ela consiste em uma rápida entrevista em um processo acelerado usuários e ospessoais da análise sistema agrupam-se em uma única e intensiva reunião (que pode prolongar-se de um dia a uma semana) para documentar os requisitos do usuário. A reunião costuma ser supervisionada por um especialista treinado que atua como medidor para encorajar melhores comunicações entre os analistas de sistemas e os usuários.
Embora todas essas variações tenham de fato sido usadas, elas sãorelativamente raras e não serão discutidas em maiores detalhes neste capitulo. A entrevista mais utilizada ainda é a reunião pessoal entre um analista de sistema e um usuário final.
PROBLEMAS FUNDAMENTAIS

A primeira vista pode se parecer que o processo de entrevistar um usuário seja uma questão simples e direta. Afinal de contas, você é uma inteligente e capaz de expressar-se; e o usuário também o é.Os dois são pessoas racionais e ambos tem um mesmo objetivo: passar informações novo sistema proposto da mente do usuário para a sua. Qual é o problema?
Na realidade, existem muitos problemas que podem correr. “Em muitos projetos de alta tecnologia, tem-se observado que as maiorias dos problemas difíceis não envolvem hardware nem software, mas sim o ‘peopleware”. O problema de peopleware na...
tracking img