Tecnicas de entrevista criminal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entrevista na investigação criminal, direitos humanos.
 
Nas unhas do homem, nas mangas do seu paletó, nos seus sapatos, nos joelhos da calça, nos calos do seu polegar e do seu indicador, na sua expressão, nos punhos da sua camisa, nos seus movimentos -- em cada um desses traços a ocupação de um homem se revela. É quase inconcebível que todos esses traços reunidos não sejam suficientes paraesclarecer, em qualquer circunstância, o investigador competente.
Sherlock Holmes
 
“É provérbio meu que, tendo excluído tudo que é impossível, o que fica, por menos razoável que pareça, é a verdade.”
Sherlock Holmes
 
RESUMO
A entrevista policial é o procedimento clássico de levantamento de informações, cuja finalidade aponta para a coleta de dados ou a reconstituição de fatos que sejamrelevantes para o esclarecimento de circunstâncias ou elucidação de um crime. Por conseguinte, é elementar que o exercício da entrevista faz parte da atividade e da rotina policial de investigação. O presente artigo disserta a grande valorização da aplicação das técnicas de entrevista na persecução penal e destaca pela importância do preparo do agente de polícia para maior eficácia na InvestigaçãoCriminal. A importância desse procedimento apuratório se destaca quando observadas as prerrogativas humanitárias e dentro da concepção da atividade policial judiciária nos padrões da filosofia de policiamento comunitário.
 
Palavras-Chave: Entrevista Policial. Investigação. Investigação Criminal.

ABSTRACT

Police interview is the classic procedure of gathering information which purpose directto the data collection or facts reconstitution that is relevant for enlightening the circumstances or the elucidation of a crime. In addition to it is elementary that the office of the interview takes part into the police activity and its routine investigation. This actual paper presents the great significance of the interviews technique applications in penal inquiry and raise the importance ofthe police agent’s acquaintance achieve for the best efficacy in the criminal investigation. The importance of this coming procedure is detached when the humanitarian prerogatives are observed and within the conception of the judicial police in the patterns of the communitarian judicial police philosophy.
Key Words: Police Inteview. Investigation. Criminal Investigation.

SUMÁRIO1.INTRODUÇÃO
PROBLEMATIZAÇÃO
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
METODOLOGIA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
CONCEITO DE ENTREVISTA
A ENTREVISTA E OS DIREITOS HUMANOS
A ENTREVISTA E A FILOSOFIA DE POLICIA COMUNITÁRIA
SUJEITOS DA ENTREVISTA
O ENTREVISTADOR
Técnicas de aproximação
O ENTREVISTADO
Do Autor, Acusado ou Suspeito
Da Confissão
Da Vítima
Da Testemunha
Do Informante
TIPOS DE ENTREVISTAENTREVISTA FORMAL
ENTREVISTA INFORMAL
ENTREVISTA DE CAMPO
ENTREVISTA DE DEPARTAMENTO
Aspecto Ambiental
FASES DA ENTREVISTA
PLANEJAMENTO
EXECUÇÃO
Técnicas de Entrevista
Técnica Natural
Técnica Objetiva
Técnica da Induçâo
Técnica do Convencimento
Técnica da Contradição
Técnica da Contestação
Técnica da Comoção
Técnica da Inversão da Culpa
Técnica Psicológica
ANÁLISE
LINGUAGEM-CORPORALCONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho se propõe a explanar, de forma objetiva, as técnicas de entrevistas aplicadas no curso da investigação criminal, demonstrar a importância da sua utilização na oitiva da vítima, do autor e das testemunhas e, por fim, apresentar a relevância de realizar esses procedimentos em um ambiente (físico) propício para alcançarêxito no objetivo da busca da verdade real, portanto, a abordagem do tema surge da discussão acerca da aplicação das técnicas de entrevista na atividade de polícia judiciária e de que forma a sua utilização poderá contribuir na Investigação Criminal. 
Essa estratégia de investigação deverá estar em conformidade com os padrões universais dos Direitos Humanos, afetando assim ao respeito e à...
tracking img