Tecnicas de departamento pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

ATPS
Técnicas de Administração de Pessoal

Campinas / SP
2012
Introdução:

Plano de Trabalho para Departamento Pessoal

Já se foi o tempo em que o papel dos profissionais de Recursos Humanos era apenas a de um mero Chefe de Pessoal nas organizações, aonde as principais atividades eram a de contratar, demitir, daradvertências, aumentar salários, etc..., e que ainda ocupavam posições intermediárias nas estruturas das organizações sem opção de opinarem sobre as tendências emergentes de Recursos Humanos e sobre as políticas e diretrizes das organizações.

Hoje, o profissional de Recursos Humanos possui novas competências que convergem para o desenvolvimento e reciclagem dos seres humanos das organizações, visandoa sua plena capacitação profissional num mundo mais competitivo e qualificado, devendo instruir os gestores das organizações como administrar seus colaboradores diretos de uma forma transparente e objetiva que venham a contribuir com o aumento da qualidade, produtividade e competitividade.

A participação do RH nos projetos da empresa é tão fundamental quanto o enxugamento das tarefas meramenteoperacionais da área. Aí que entra o essencial papel estratégico do departamento, que é uma boa solução para as empresas que querem aumentar seus resultados. E tudo isso tem a ver com a gestão de pessoas. O profissional do RH deve desenvolver suas competências e implementar práticas inovadoras. Ele é um agente de mudanças e deve estar apto a ser um estrategista.
Atividades da Administração dePessoal:

O setor de Administração de Pessoal executa algumas funções básicas para o andamento das atividades de uma empresa: admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação e desligamento.

A atividade de admissão executada pelo setor de administração de pessoal envolve todo o processo de avaliação de necessidade (abertura de vagas), desenvolvimento junto ao setorenvolvido do perfil de trabalhador procurado, formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos. É também responsável pela contratação, dentro das normas trabalhistas vigentes no país, portanto uma rotina do setor de administração de pessoal. Mas o papel do setor de administração de pessoal não se encerra com a admissão, cabendo a ele integrar o novo funcionário à empresa e a suanova função, treinando, acompanhando e supervisionando.
Outra rotina do setor de administração de pessoal é o controle de frequência, cabe ao setor efetuar o controle de frequência, impostos, benefícios e outros adicionais previstos em contrato e legislação e efetuar o pagamento desses valores.

O setor de administração de pessoal também é responsável pelo desligamento de funcionários daempresa. A rotina de administração de pessoal envolvida nessa atividade inclui os procedimentos estabelecidos em lei, incluindo cálculos de valores, representação da empresa junto aos vários órgãos da Justiça do Trabalho ou a sindicatos, entre outros.

O moderno setor de administração de pessoal também tem a importante função de treinar e orientar a força de trabalho na empresa. Isso envolve desdeatividades básicas de treinamento para a função, passando por aperfeiçoamento ou revisão de conhecimentos de interesse da empresa ou setores da empresa, até o estabelecimento de programas de educação continuada e especializada para funcionários. O Recursos Humanos pode trabalhar de diversas formas nesses casos. Inclui desenvolvimento de cursos ou atividades de treinamento próprias ou a contrataçãode terceiros para a execução dessas atividades.

PRINCIPAIS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA ADMISSÃO
Relação dos documentos necessários para a admissão do empregados:
a) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, obrigatória para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, mesmo em caráter temporário;
b) Atestado de Saúde Ocupacional - ASO;
c) título de eleitor, para os...
tracking img