Tecnicas contrutivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas:
1) As tipologias caracterizadas pelo emprego de material orgânico têm como exemplos:
- Construções de folhas e fibras, que foram utilizadas diversas vezes pelos indígenas usando principalmente para cobertura e vedação das paredes-telhados. Eram também utilizados em balsas, e em acampamentos com os “toldos”.
- Construções de madeira, que têm como principal função a confecção deuma estrutura que serve como suporte para os materiais de vedação.
- Construções com materiais singulares, tendo como exemplo o couro, esterco bovino, pelos de animais, ostras e ossos. Todos esses materiais eram usados para a produção de diversas coisas para a construção e para a decoração.

2) Nas construções de pau-a-pique, a madeira é utilizada como forma estrutural da casa. São colocadasmadeiras verticais fixadas no solo e madeiras horizontais se entrelaçando, feito isso, os espaços vazios são preenchidos por outros tipos de materiais, geralmente o barro, formando uma parede.

3) A construção de enxaimel é a estrutura de madeira realizada com peças encaixadas. Em lugares mais úmidos, para evitar que a madeira apodreça a parte inferior da casa era feita de pedras ou apenastijolos e a parte de cima a técnica do enxaimel. Essa técnica chegou ao Brasil por meio de Portugal e depois por imigrantes germânicos.

4) As vantagens de construção com tabuas de madeira é que o material é renovável, possui conforto térmico e sonoro. As desvantagens é que, com a grande utilização no passado, as arvores ficaram escassas, logo, as madeiras de boa qualidade hoje, são muitocaras e as de menor qualidade são mais baratas por ter o crescimento mais rápido. Também é comum ser danificada por cupim e não tem resistência ao fogo.

5) Taipa de pilão é uma técnica que consiste em socar com um pilão terra levemente umedecida entre dois tabuados laterais chamados taipais, que são amarrados entre si superior e inferiormente com peças chamadas agulhas, para que no final deresultado uma parede. É muito importante ter a dosagem exata de água para ser usada, para na hora da secagem não aparecer fissuras.

6) Adobe é uma técnica do tijolo cru, que é feito de argila ou barro compactada e quase sempre secado ao ar livre. Para prevenir o aparecimento de fissuras, são misturadas palhas ou fibras naturais.

7) O modo mais simples para se construir uma casa é escavar osolo como ele é encontrado naturalmente. Isso por ser de duas formas: abrindo um buraco vertical na terra ou cavando um buraco na encosta do morro. No Brasil foram encontrados casas do primeiro tipo. Eram de buracos redondos ou levemente elípticos com o diâmetro de no mínimo 2,20m e no máximo 20m, com aproximadamente 1,5m em media.

8) Cantaria é uma técnica de cortar e preparar rochas paraa construção, com efeitos decorativos e estruturais. Os elementos construtivos são: pedra seca- as pedras são aplicadas em seu estado natural e a alvenaria erguida sem utilização de argamassa. Pedra e barro – as pedras são colocadas umas sobre as outras com a utilização de barro como argamassa. Pedra e cal – é utilizada a cal como argamassa. Pedra regular – alvenarias constituídas por blocosregulares de pedra de grandes espessuras e faces trabalhadas e lisas. Canjicado – alvenaria de pedras irregulares. Em Minas, são encontrados muitos elementos presentes de alvenaria, principalmente nas cidades históricas onde escravos trabalhavam e faziam grandes muros, casas e outros como o elemento construtivo pedra seca, pedra e barro e canjicado.

9) Nas construções tradicionais a cerâmicaaparece como tijolo, telhas e azulejos. As cidades de São Luís e Belém são caracterizadas pelo uso de variedade de azulejos nos seus prédios por causa da umidade existente na região.

10) A industrialização trouxe novidades em materiais de construção. Isso nos influenciou em novas construções e edifícios e até mesmo na maior resistência dos materiais, influenciou também nas construções...
tracking img