Tecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Estudo de Caso
Professora Mestre: Ana Paula Barbosa Alves
Trabalho para ser entregue dia 25/04/2014.
O estudo tem como objetivo:
- Classificar os diagnósticos segundo a North América Nursing Diagnoses Aesssociation (N A N D A).
- Fundamentar cientificamente os diagnósticos de enfermagem partindo de uma revisão de anatomia e fisiologia, bem como a fisiopatologia do sistema quese relaciona ao diagnóstico de enfermagem classificado.
- Elaborar a prescrição de enfermagem bem como a sua fundamentação científica no intuito de intervir e armazenar as alterações apresentadas pelo paciente em estudo.

Realizar:
• A revisão da Anatomia, fisiologia e da fisiopatologia das doenças;
• O Diagnóstico de enfermagem;
• Metas a serem corrigidas de acordo com as intervenções deenfermagem que serão empregadas;
• Intervenções de enfermagem;
• Plano de cuidados.













I - INTRODUÇÃO
A seguir passamos a relatar uma confecção de um estudo de caso de um paciente portador de Doença de Chagas, ICC-CFII e Quadro Pulmonar com Velamento na base E a Esclarecer, internado há 06 dias em uma Clínica Médica de um Hospital Público do Município de São Paulo.
Opresente foi realizado por acadêmicos do 4ª semestre do Curso de Graduação em Enfermagem na disciplina de Fundamentos do Processo de Cuidar, tendo como finalidade o desenvolvimento da sistematização da assistência.
A opção por este estudo ocorreu considerando a epidemiologia da Doença de Chagas, sendo encontrada nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde estima-se entre 16 e 18 milhões onúmero de indivíduos parasitados nas Américas e no Brasil estima-se 5 milhões de indivíduos infectados. (Rey, 2002).
A infecção destaca-se por sua gravidade, a cardiopatia chagásica que ocorre em 27% dos casos, as dilatações de órgãos cavitários, que afetam principalmente o aparelho digestivo (megaesôfago, megacólon etc.), em 6% dos infectados e distúrbios neurológicos em 3%. As lesões cardíacassão responsáveis por elevada mortalidade, especialmente na fase crônica do processo agudo. É considerado um problema de suma importância para investimentos relacionados à prevenção da mesma na área de saúde coletiva.
O estudo foi realizado através de entrevista com o paciente, exame físico, classificação dos diagnósticos e intervenções de Enfermagem. Os dados foram analisados através depesquisas bibliográficas, Internet e orientações fornecidas por estudante de outra área atuante no processo de restabelecimento do paciente.











II – COLETA DE DADOS
2.1 Identificação
Nome: E. S. S.
Idade: 58 anos
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Profissão: Comerciante Varejista
Religião: Católica
Residente: S. Paulo
Natural de: Santo Estevão /BA
Grau de Escolaridade:Ensino Fundamental Completo
2.2 - HISTÓRIA
QD: Febre há 2 semanas
H.D.M.A. (História Pregressa da Moléstia Atual)
Paciente internado desde o dia 20/10/2005 em um Hospital Público de São Paulo, reincidente de Doença de Chagas, ICC (Insuficiência Cardíaca Congestiva); Refere que há cerca de 2 semanas iniciou quadro de febre diária de 38,5ºC. Acompanhado de dispnéia progressiva aos esforços,edema vespertino de MMII, eventuais episódios de fezes diarreicas e tosse seca. Procurou PS onde foi diagnosticado BCP, sendo prescrito Amoxicilina Clavulonato, o qual fez uso por 7 dias sem melhora do quadro. Após nova avaliação foi submetido a antibioticoterapia Clantromicina por 4 dias, sem apresentar melhora do quadro. Paciente referiu também quadro de astenia e sudorese noturna desde que inicioua antibioticoterapia. Quadro de febre e contato prévio com tuberculose.
A.P. (Antecedentes Pessoais)
Nega etilismo ou tabagismo, nega uso de drogas e comportamento de risco. Nega alergia a medicamentos. Refere dispepsia. Em uso de: Omeprazol 20mg/dia ; Sertralina 50mg/dia; Carvedilol 25+25 ; Amiodarona 200+200+200mg.
A.F. (Antecedentes Familiares)
Filha teve TBC tratada.
Na Internação...
tracking img