Tecnica de negociação

Páginas: 5 (1241 palavras) Publicado: 16 de abril de 2011
Introdução

A Negociação está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Vivemos num mundo globalizado, e num ambiente típico de mudanças e conflitos.
Essa realidade do mundo em transformação faz com que jogos de interesses se choquem, e com isso surgem os conflitos, além de diversos outros fatores que interferem no processo relacional das pessoas dos grupos e organizações.
Sobre essesaspectos, procuramos através de uma linguagem clara e objetiva, mostrar que mesmo tão presente em nossas vidas, estamos longe de encontrar um concesso a respeito dos conceitos envolvidos no processo de negociação dentro deste contexto.
A necessidade de desenvolvimento da habilidade de negociação e primordial, pois vivemos num mundo de conflitos e jogo de interesses.
Diante disso, o presentetrabalho apresenta alguns conceitos de negociação, sob a ótica de conhecedores do assunto, que possuem um modo particular de enxergar o tema.

1- Negociação

São várias as definições existentes tentando conceituar negociação, abrangendo diferentes aspectos e enfoques e mostrando visões diversas sobre o tema.
É uma necessidade da qual ninguém esta livre, mesmo quando não percebemos que aestamos praticando. O consenso é que, se negocia sempre que se tem interesse aos quais não se podem ser obtidos sem consentimento ou participação de terceiro.

“Conforme os interesses mudam, os conceitos tendem a se adaptar “certamente a maioria das pessoas tem conhecimento de vários conceitos de negociação que vão desde obter um sim passando pela prerrogativa de se saber usarinformação e o poder que a mesma gera e chegam até a tomada de decisão para se otimizar interesses” ( Kassem M. El Sayed).

2- Conceito de Negociação David Berlew

David Berlew definiu negociação como um processo em que duas ou mais partes com interesses comuns ou antagônicos de reúnem para confrontar e discutir propostas explicitas com o objetivo de alcançarem um acordo.
O ato de negociar é umdos mais comuns aos seres humanos. As pessoas negociam em todos momentos e durante toda vida, sem contudo, se aperceberem disso. Negociam a mesada do filho, a preferência de canal de TV.
De uma forma ou de outra, procuramos satisfazer os nossos desejos e necessidades, porém em muitas ocasiões estes se opõe aos desejos e necessidades de outras pessoas.
É muito importante para os negociadores queeles consigam identificar precisamente tanto os interesses e as necessidades próprias, como também as dos demais envolvidos.
Já que negociação, implica em acordo não em imposição pela força.
Negociação é um processo , ou seja um conjunto de etapas que devem ser seguidas e observadas. Não devemos encarar as etapas como algo rígido. Em alguns casos, podem se suprimir uma ou outra.
Oimportante é ter sempre presente que elas nos ajudam na sistematização do processo negociador.


3- A arte da negociação segundo Kassem M. El Sayed

Por ser o meio inevitável de se conseguir algo de outra pessoa. Fica claro que tem uma forma ou de outra negociar consiste na habilidade de convencer alguém.

“O conceito que, de nosso ponto de vista, caracteriza a negociação como uma arte a sertreinada e desenvolvida é: um processo que envolve uma ou mais partes com interesses comuns e/ou antagônicos, que se sentam para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo. ” ( Kassem M. El Sayed).

Para obter êxito em uma negociação não adianta querer sempre sair com 100% de suas expectativas atendidas, pois entra ai a habilidade se saber o momento de ceder,para que o processo não seja comprometido com objetivos menores.
Na negociação estamos tratando com pessoas que por vezes possuem suas próprias necessidades e interesses.
Devemos ser artistas para que possamos focalizar os interesses envolvidos, concentrar na solução ao invés de desperdiçar o tempo no problema, estar atento ao momento de tomar a decisão, e oficializar o compromisso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnicas de negociaçao
  • Tecnicas de negociacao
  • Técnicas de Negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Tecnicas de Negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!