Tecnica de gram

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório da aula de microbiologia em laboratório

Bom na aula podíamos observar a morfologia de uma bactéria. Na qual usamos a técnica Gram, que consiste em colorir uma bactéria, na qual sediferencia entre violeta (Gram. positivo) e vermelha (Gram negativo).
Logo de inicio observamos na bancada, o Bico de bunsen, que na experiência a sua função seria fixar a bactéria na lamina. Em primeiropasso flambamos a alça e deixamos esfriar próxima a chama, logo depois retiramos a amostra da cultura com a alça e depositamos ao centro da lamina espalhando em movimento circular ara obter umesfregaço uniforme e fixo, e por ultimo fixamos a bactéria na chama passando três vezes para que fique aderido. Feito isso, nos dirigimos até o corante, no qual colocamos a lamina no suporte e cobrimos com asolução de cristal violeta por 1 minuto, depois lavamos com água corrente e em seguida aplicamos a solução de iodo e deixamos por 1 minuto, e lavamos novamente, depois disso descoramos a lamina com amistura álcool- acetona por 20 segundos, logo em seguida cobrimos com a solução de fucsina por 30 segundos, deixamos escorrer e lavamos novamente.
Feito tudo isso, nos dirigimos até o microscópioóptico e lá observamos as duas culturas, e vimos diferença em ambas, uma com coloração vermelha que correspondia a Gram. – e a outra com a cor roxa Gram. +, também havia formas diferentes nessasbactérias, suas morfologias eram muito diferentes da outra. O Gram. – (vermelho) era estafilococo e o Gram. + (roxo) era o bacilo.
Na nossa experiência somente o Gram. +, que a cultura não foi bem espalhada,por isso ficou muita bactéria sobre a outra, então tivemos que refazer para podermos observar qual era o tipo de bactéria que estava sendo usada. Assim na outra tentativa, o experimento foi bemsucedido.
Bom a experiência foi ótima, pois presenciamos de perto, o que aprendemos em sala de aula.

Conclusão
O método de gram é essencial para descobrirmos com qual tipo de bacterias estamos...
tracking img