Tecnica de coleta de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICA DE COLETA DE DADOS
PESQUISA é uma atividade voltada para a investigação de problemas teóricos ou práticos por meio do emprego de processos científicos. Os três elementos – duvida/problema,método cientifico e resposta/conclusão são imprescindíveis.
TIPOS DE PESQUISA
PESQUISA BIBLIOGRÁFIA: baseada em materiais já existentes publicados em artigos, livros, dissertações e teses. Pode serrealizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental.
PESQUISA DESCRITIVA: descrição das características de determinada população ou fenômeno. Instrumento utilizado:coleta de dados por meios de questionários, entrevistas, observação sistemática.
* Estudos descritivos: trata-se do estudo e da descrição das características, propriedades ou relações existentes nacomunidade, grupo ou realidade pesquisada.
* Pesquisa de opinião: procura saber atitudes, pontos de vista e preferências das pessoas a respeito de algum assunto, com objetivo de tomar decisões.* Pesquisa de motivação: busca saber as razões inconscientes e ocultas que levam, por exemplo, o consumidor a utilizar determinado produto ou atitudes.
* Estudo de caso: apresentar uma visãoglobal do problema ou identificar possíveis fatores que influenciam ou são por eles influenciados.
* Pesquisa documental: são investigados documentos com o propósito de descrever e comparar usos ecostumes, tendências, diferenças e outras características. Permitem estudar tanto a realidade presente como o passado, com a pesquisa histórica.
PESQUISA EXPERIMENTAL: determina o objeto de estudo eseleciona as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo.
Enquanto a pesquisa descritiva procurar, explicar e interpretar os fenômenos que ocorrem, a pesquisa experimental pretende dizer de que modoou por que o fenômeno é produzido. Campo e de laboratório.
PESQUISA EXPLORATÓRIA: Tem por objetivo familiarizar-se com o fenômeno ou obter novas uma nova percepção dele e descobrir novas ideias....
tracking img