Tecnica de aquecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Química:
TÉCNICA DE AQUECIMENTO

Objetivos
Neste relatório, apresentamos as conclusões obtidas na prática de Técnica de Aquecimento realizada no laboratório de Química Geral do IFRJ, em uma aula experimental de Química Geral.
O objetivo desta prática é reconhecimento dos tipos de aquecimento, das técnicas básicas e aprendizagem das metodologias utilizadas para aquecerdiferentes substâncias (materiais) e continentes (vidrarias) de forma correta e segura.
Apresentamos neste relatório simplificado todos os resultados obtidos e uma breve discussão dos mesmos.

Materiais Utilizados
Béquer
Bico de gás
Tela de amianto
Cadinho
Tripé
Triângulo de ferro com porcelana
Espátula
Dessecador
Pinças de madeira e metálica
Tubo de ensaio
Reagente utilizado:areia e água

Reconhecimento da Técnica de Aquecimento

Algumas operações em laboratório envolvem processos de aquecimento. A escolha da fonte de calor depende do material a ser aquecido e o porquê de ser aquecido. As fontes de aquecimento mais utilizadas são: gás ( bico de gás) e energia elétrica ( lamparinas, placas e mantas elétricas).
No início da nossa prática, tomamos o conhecimento doTriângulo de Fogo e notamos que o fogo é a forma mais fácil e comum de aquecimento e que são necessários três elementos para iniciar uma combustão. Como mostra a figura abaixo:

Figura 1.0 Ilustração do Triângulo de Fogo.
Onde:
- Combustível é aquele que vai ser queimado (sofre a combustão), na reação redox sofre oxidação, logo, é o agente redutor. Também é encontrado no três estados,líquido (querosene, gasolina, tiner, álcool, acetona, etc), sólido ( gás natural, hidrogênio, amônia) e gasoso ( carvão, madeira, papel, bagaço de cana).
- Comburente é aquele que provoca a queima, ou seja, vai queimar ( provoca a combustão), na reação redox sofre redução, logo, é o agente oxidante. O comburente mais comum é o oxigênio (O₂), elemento que está presente no ar em que respiramos.
A reaçãode combustão (combustível + comburente  produto de combustão + calor) libera calor.
- Calor (energia) é o que dá início a combustão. Exemplos: faísca, radiação, etc.
Observação: O fogo só existirá se esses três elementos estiverem reunidos, na ausência de um deles, se extinguirá.
3.1. Tipos de Temperatura
A- Temperatura de Fulgor ou Ponto de Fulgor (Flash Point):
É a menor temperatura em queum material combustível entra em combustão na presença da chama externa. Se a mesma for retirada o material cessa a combustão (queima). Acima do Ponto de Fulgor, em qualquer temperatura, a chama vai permanecer acesa.
B- Temperatura de Ignição (Ignition Point):
É a menor temperatura em que um material combustível entra em combustão na ausência da chama externa. Em caso de resfriamento a chamavai permanecer acesa até chegar ao Ponto de Fulgor, ou seja, abaixo desse ponto, a substância não pega fogo, mesmo que se coloque uma chama. Por exemplo, a temperatura de ignição do álcool é 510ºC. Isso quer dizer que se aquecermos o álcool a essa temperatura, ele pega fogo, mesmo sem o auxílio do fósforo.
Vamos ver o que acontece quando aproximamos uma chama do álcool.
Álcool abaixo do ponto defulgor + chama Nada acontece
Álcool acima do ponto de fulgor + chama Fogo
Álcool acima da temperatura do ponto de ignição sem chama Fogo





Tabela 1.0 - Apresentação do que ocorre com o álcool quando se encontra nos pontos de fulgor e ignição.
Por que nem tudo pega fogo a qualquer instante?
Baseando-se no que vimos anteriormente em relação aos pontos de fulgor e ignição, notamos quecada substância tem uma temperatura em que começa a queimar, ou seja, pegar fogo. Se ela for aquecida até essa temperatura e tiver oxigênio em volta, a substância se inflama. Essa temperatura na qual a substância se inflama, na presença de oxigênio, é o ponto de ignição.
Observação: Num incêndio, por exemplo, as primeiras coisas que começam a queimar são as que tem os menores pontos de fulgor,...
tracking img