Tecncico em Meio Ambiente

629 palavras 3 páginas
ATIVIDADE – 05
CARACTERISTICAS GERIAS DA BACIA DO BANABUIU

BACIA DO BANABUIÚ

1 – Morada Nova
2 – Banabuiú
3 – Ibicuitinga
4 – Quixadá
5 – Quixeramobim
6 – Boa Viagem
7 – Monsenhor Tabosa
8 – Madalena
9 – Pedra Branca
10 – Senador Pompeu
11 – Mombaça
12 – Piquet Carneiro
Tem uma área de drenagem de 19.647 km², correspondente a 13,37% do território Cearense, sendo o Rio Banabuiú, o principal tributário do Rio Jaguaribe. São seus afluentes pela margem esquerda, os Rios Patu, Quixeramobim e Sitiá e pela margem direita apenas o riacho Livramento. Esta bacia é composta por 12 municípios e apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 2.755.909.000 bilhões de m³, num total de 18 açudes públicos gerenciados pela COGERH Gerência Regional de Quixeramobim

Pena que haja uma grande poluição e consequentemente isso só faz mal a nos mesmo, nosso poder público não toma nenhuma medida para que essa situação mude e assim a cada só faz piorar.
Podemos notar nesse gráfico que Quixadá e Morada Nova são os dois maiores poluentes residuais, no Município onde moro (Madalena) nota – se que já é bastante preocupante, por ser uma cidade já está poluindo bastante e caso não haver nenhuma mudança e conscientização só tende em aumentar.

Já passando para parte rural Quixeramobim destaca – se por ser o mais poluente, e pelo que vejo nesses interiores o maior responsável é grande quantidade de agrotóxicos aplicado para o matar a vegetação rasteira na época de chuvas e isso só tende a crescer dia por dias.

Esse mapa está um pouco desatualizado, pois está faltando o Rio Barrigas (Madalena), o mesmo tem 03 afluentes, sendo 02 com nascente na serra de Itatira e o outro na Serra do Teixeira zona rural de Madalena. Hoje Madalena conta com um açude o Umari com uma capacidade em torno de 33 milhões de metros cúbicos.

Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú

Os Comitês de Bacia Hidrográfica - CBHS, são órgãos colegiados integrante

Relacionados

  • Prinicipios éticos e alternativas à esperimentaçao animal
    12249 palavras | 49 páginas
  • Oscar Niemeyer - Obras BH (Belo Horizonte)
    8676 palavras | 35 páginas
  • Manual Estudos Trafego
    98776 palavras | 396 páginas