Tecidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Engenharia de Controle e Automação

Hugo Oscar
Sanders Batista

PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TECIDO

Belo Horizonte
2012

Hugo Oscar
Sanders Batista

PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TECIDO

Trabalho apresentado à disciplina Processos Industriais, do curso de Engenharia de Controle e Automação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.Orientador: Attenister Tarcísio Rêgo

Belo Horizonte
2012

INTRODUÇÃO

O tecido é um material à base de fios de fibra natural, artificial ou sintética, que compostos de diversas formas tornam-se coberturas de diversos tipos formando roupas e outras vestimentas e coberturas de diversos usos, como cobertura para o frio, cobertura de mesa, limpeza, uso medicinal (como faixas e curativos),entre outros.

CARACTERISTICAS GERAIS
O processo de produção de tecidos planos consiste no entrelaçamento de fios longitudinais com fios transversais para a formação da trama. Esse processo, aparentemente simples, exige, no entanto, preparação prévia do fio, como o urdimento e a engomagem.
O processo de fabricação do tecido de malha é relativamente mais simples do que o de tecidos planos, nãoexigindo os procedimentos prévios de preparação do fio. Esse processo se utiliza de um único conjunto de fios que se ligam através de laçadas, o que confere aos tecidos de malha maior flexibilidade e elasticidade, comparativamente aos tecidos planos.

MATÉRIAS-PRIMAS
A tecelagem utiliza fios de fibras naturais (algodão, lã), artificiais (viscose) e sintéticas (nylon, acrílico, poliester),além dos chamados elastanos (a lycra é o mais conhecido deles). Toda essa variedade de fios, contudo, não se aplica uniformemente a todos os tecidos: para cada tipo de tecido, e, conseqüentemente, cada tipo de máquina, há determinada quantidade e tipo de fio utilizado. São exemplos de fios utilizados em tecidos planos e malharia:

Algodão
A maior parte dos tecidos, no Brasil, éproduzida a partir de fibras de algodão em maior ou menor proporção. No segmento de tecidos planos, o algodão é utilizado puro - sem acréscimo de outras fibras - a produção de jeans (tecidos denim), especialmente os do tipo indigo blue e indigo black. No segmento de malharia é utilizado, principalmente, nas linhas de camiseta T-shirt e artigos de moleton - ambos produzidos em teares circulares - e nasmeias esportivas, em geral misturado a outras fibras sintéticas. O algodão tem sido utilizado, também, na produção do cotton-lycra (produto misto de algodão e elastano) que, atualmente, é matéria-prima de muitos tipos de confeccionados, como as roupas de lazer.


Os tecidos de lã são produzidos a partir de fibras naturais (lã de animais). Mais utilizados em regiões de climafrio, têm sido substituídos pelo acrílico, fibra sintética que além de mais barata, tem maior resistência e é hipoalergênico.

Artificiais
As fibras artificiais são produzidas a partir da celulose encontrada na polpa da madeira ou no linter do algodão, sendo as principais o raiom viscose e o raiom acetato.
Raiom Viscose é uma fibra de características semelhantes às do algodão, aoqual é misturada em proporções diversas, melhorando o toque, o caimento, o brilho, a cor e a textura do tecido resultante.

Raiom Acetato é menos utilizado em produtos têxteis., pois não tem boa reação ao tingimento pelos processos normais. É mais utilizado na fabricação de rendas, cetins e material de estofamento, bem como em filtros para cigarros [ver BNDES (1995)].

SintéticosSão fibras elaboradas a partir dos derivados de petróleo:
• a poliamida, conhecida comercialmente por nylon, possui inúmeras aplicações industriais, pois permite produzir fios com resistência cerca de 3,5 vezes superior à dos fios de algodão. Os tecidos de malha produzidos com nylon associado a um elastano são amplamente utilizados na confecção de roupas íntimas, esportivas e de banho;...
tracking img