Tecidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TECIDOS – ÀS VEZES O TECIDO QUE TE SOBRA FAZ FALTA A ALGUÉM









São Paulo – SP
2012








TECIDO: ÀS VEZES O TECIDO QUE TE SOBRA FAZ FALTA A ALGUÉM



Orientação: Profª Me.






SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 3
2. REVISÃO HISTÓRICA,DA ORIGEM ATÉ VIRAR PROBLEMA......................... 4
2.1. OS MALES CAUSADOS POR ESSE PRODUTO: PARA O SER HUMANO
E MEIO AMBIENTE.................................................................................................. 6
3. PROJETOS EXISTENTES SOBRE O TEMA....................................................... 8
4. O PROJETO PEQUENAS ATITUDES, GRANDES RESULTADOS....................11
5. conclusão....................................................................................................... 13
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................... 14
7. ANEXOS .............................................................................................................. 15







1. INTRODUÇÃO

Este trabalhofoi desenvolvido por alunos durante o curso de Administração, nas disciplinas de Empreendedorismo e Leitura e Produção Textual. Em uma proposta de trabalho integrando disciplinas.
O foco deste estudo é esclarecer e conscientizar os alunos de Administração do 1ºB, que toda a roupa descartada pode ser reutilizada, customizando ou simplesmente reaproveitada dos tecidos descartados.
Atualmenteexiste uma tendência mundial de valorizar materiais que, além de baixo custo, possam ser ambientalmente corretos. Esta última condição refere-se aos aspectos renováveis, recicláveis que possam ser apresentados pelo material. Além da falta de conscientização de que causarão problemas ao meio ambiente, podem reciclar, de maneira economicamente vantajosa, produtos de tecido.
Em todo o mundo a reciclagemde tecidos é hoje uma prática corrente e até incentivada no sentido de oferecer ganhos às populações de baixa renda, bem como evitar o acúmulo de lixo que acarreta poluição ambiental, com o entupimento de bueiros, gastos elevados de energia elétrica e água. No Brasil, em particular, não é tão comum possuem associações que coletam e reciclam tecido.
Tendo em vista estas considerações, o objetivodeste trabalho foi conscientizar e informar a viabilidade tecnológica e econômica de se confeccionar produtos derivados do tecido, reaproveitando e não descartando-os em local indevido.











2. REVISÃO HISTÓRICA, DA ORIGEM ATÉ VIRAR PROBLEMA


Em pleno século XXI, nada mais atual que falarmos de sustentabilidade, e pra quem pensava que tecido não pode ser reciclado de formasustentável está enganado, não se sabe ao certo a partir de quando começou a reciclagem de tecidos, porém sabemos que no Brasil e quase inexistente. Sabemos que a produção de tecidos além de gerar um grande volume de resíduos ela pode vir a poluir rios, e consome água e energia em grande escala no processo de pigmentação.

A reciclagem de tecido e mais usada na forma artesanal na reutilizaçãode sobra de tecidos, dessa maneira o tecido que iria pra outro lugar como lixões, aterro sanitário ou até mesmo para bueiros na cidade, vira uma obra de arte nas mãos de pessoas que tem criatividade e responsabilidade quanto a sustentabilidade no mundo, o grupo teve a idéia de fazer uma linda bolsa com um short, produto principal apresentado na feira, além desse produto os artesões podem criaroutros, basta cada um deles terem sua própria criatividade.

No Brasil já existem algumas empresas que reciclam tecidos, normalmente elas compram os resíduos de tecidos já separo por cor para ajudar no processo de reciclagem.

Todo processo produtivo gera resíduo, muitas vezes esses resíduos podem ser reciclados, de modo para evitar entulho é às vezes acabarem indo para lugares incorretos como...
tracking img