Tecidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso é de origem ectodérmica e possui células de grande especialização, é responsável pela constituição do sistema nervoso, permitindo aos seres uma rápida percepção do meio em que vivem.
Embora sejam os músculos que respondem aos estímulos, é o tecido nervoso o responsável por sua recepção e escolha da resposta adequada.
Este tecido é encontrado nos órgãos dosistema nervoso, como o cérebro e a medula espinhal.
Percebe-se o surgimento do tecido nervoso a partir dos celenterados.
FUNÇÃO DO TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso tem como principal função, coordenar as atividades de diversos órgãos, recebendo informações do meio externo e respondendo aos estímulos recebidos.
CÉLULAS DO TECIDO NERVOSO
O sistema nervoso é constituído por diferentes tipos decélulas, sendo as principais, os neurônios, as células de Schwann e as neuroglias.
Neurônios – Responsáveis pela recepção e transmissão dos impulsos nervosos;
Células de Schwann - Certos tipos de neurônios são envolvidos por células especiais, as células de Schwann. Essas células se enrolam dezenas de vezes em torno do axônio e formam uma capa membranosa, chamada bainha de mielina, que atua como umisolamento elétrico e aumentando a velocidade de propagação do impulso nervoso ao longo do axônio.
Células da Glia ou Neuroglia – São responsáveis pela sustentação e proteção das células deste tecido. Estas células são de vários tipos, relacionadas com a sustentação e a nutrição dos neurônios, com produção de mielina e com a fagocitose.
Estas células se diferem entre si, em relação à forma efunção, desempenhando cada uma um papel diferente na estrutura e no funcionamento do tecido nervoso.
São classificadas da seguinte forma:
Astrócitos – que dão suporte mecânico e fornecem alimento à complexa e delicada rede de circuitos nervosos;
Oligodendrócitos – que desempenham função equivalente à das células de Schwann, formando bainhas protetoras sobre os neurônios que ficam no encéfalo ena medula espinhal;
Micróglias – que são um tipo especializado de macrófago, cuja função é fagocitar detritos e restos celulares presentes no tecido nervoso.
Os Neurônios
Também chamadas de células nervosas, possuem a propriedade de receber e transmitir estímulos nervosos, através da modificação do potencial elétrico de suas membranas, permitindo ao organismo oferecer respostas às alterações domeio.
Conforme sua morfologia, os neurônios dividem-se em:
Neurônios multipolares: possuem mais de dois prolongamentos celulares;
Neurônios bipolares: apresentam um dendrito e um axônio;
Neurônios pseudo-unipolares: têm próximo ao corpo celular um único prolongamento, mas que se divide em dois, originando um ramo para a periferia e outro para o sistema nervoso central.
Classificação quanto àfunção
Neurônios motores: que controlam órgãos efetores, como fibras musculares e glândulas exócrinas e endócrinas. São encontrados nos cornos anteriores da medula.
Neurônios sensoriais: que recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo. São localizados nos gânglios.
Neurônios de associação ou inter-neurônios: que estabelecem conexões entre os neurônios, formandocircuitos complexos. São encontrados nos cornos posteriores da medula.
Estrutura dos Neurônios
São células normalmente alongadas, sendo facilmente identificáveis três de suas partes, os dentritos, o corpo celular e o axônio.
Dentritos – São prolongamentos ramificados da célula, especializados em receber estímulos, sendo que estes estímulos são sempre transmitidos no sentido:
(dentritoscorpo celular axônio)
Corpo celular – É a parte onde fica localizado o núcleo celular, sendo a porção mais espessa da célula, possuindo também a capacidade de receber estímulos.
Axônio – Expansão celular fina alongada e de diâmetro constante, com ramificações em sua porção final, permitindo que o impulso nervoso seja transmitido a outro neurônio.
Na porção terminal do axônio, o...
tracking img