Tecidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TECIDO CONJUNTIVO

De origem mesodérmica, o tecido conjuntivo caracteriza-se por preenchimento dos espaços intracelulares do corpo e a importante interfase entre os demais tecidos, dando-lhes sustentação e conjunto.

Os tecidos conjuntivos apresentam elevada quantidade de substância intercelular. As células que constituem esse tecidos possuem formas e funções bastante variadas. Trata-se,portanto, de um tecido com diversas especializações.

Morfologicamente apresenta grande quantidade de material extracelular, constituída por um aparte não-estrutural, denominada de substância estrutural amorfa, e por outra porção fibrosa.

Substância intercelular amorfa. É constituída principalmente por água, polissacarídeos e proteínas. Pode assumir consistência rígida, como por exemplo, notecido ósseo e mais líquida, como é o caso do plasma sanguíneo.

As fibras são de natureza protéica e se distribuem conforme o tipo de tecido. O tipo de fibras predominante pode determinar certas características dos tecidos.

Além da função de preenchimento dos espaços entre os órgãos e manutenção, toda a diversidade do tecido conjuntivo em um organismo , desempenha importante função de defesa enutrição, pois estabelece conexão entre os diversos tipos de tecidos ou órgãos, sustenta (osso e cartilagem), transporta substâncias (sangue) e auxilia na defesa (glóbulos brancos).

Existem diversos tipos de tecido conjuntivo, sempre formados pelos constituintes básicos (fibras, células e substância fundamental amorfa). A variação dos nomes do tecido conjuntivo está na diferença do principalcomponente de cada local.

TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO

O tecido adiposo é formado por células do tecido conjuntivo que acumulam lipídios (gorduras) em seu interior, no citoplasma. Essas células, em sua maioria, são de forma esférica e maiores que as demais. A gordura armazenada nessas células servirá como fonte de energia para o organismo. Também constitui um excelente isolante térmico eisolante mecânico, pois absorve os impactos, impedindo que estes cheguem aos órgãos e os danifiquem.

É caracterizado por células adiposas, as quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura. A quantidade de tecido adiposo em um individuo é determinada por fatores genéticos e pela ingestão de calorias. Estas células podem aumentar ou diminuir de acordo com o metabolismo do indivíduo.A célula adiposa tem a função de armazenar energia sob a forma de lipídeos. Sua função é, sobretudo a de reservatório energético, de isolante térmico e de proteção contra choques dos órgãos vitais.

Quando o organismo animal consome menos energia do que ingere, o excesso é guardado no tecido adiposo. É por isso que animais sedentários (pouca atividade física – movimentação), são mais“gordos” que os que têm uma vida com maior movimento físico. O excesso de peso nos humanos não é bom, pois o aumento do volume e massa corpórea faz alguns órgãos trabalharem demais (como coração, pulmões, rins, etc), diminuindo o seu tempo de vida. Em ursos polares, o tecido adiposo é muito importante, pois assim conseguem resistir ao frio extremo, e os longos períodos de hibernação.

O tecidoconjuntivo adiposo é rico em células que armazenam lipídeos. Em aves e mamíferos, tem ampla distribuição sobre a pele . Ela pode armazenar o lipídeo de duas maneiras: ou preenche totalmente o citoplasma, deixando a célula com aspecto globoso, ou o lipídeo ocupa o citoplasma celular, como pequenas gotas. Quando o lipídeo ocupa todo o citoplasma, o tecido recebe o nome de tecido adiposo unilocular equando o lipídeo ocupa pequenas partes do citoplasma, chama-se de tecido adiposo multilocular.

Tecido adiposo branco (ou unilocular), suas células apresentam forma de esfera, tendo em seu interior uma grande quantidade de lipídios, em uma “gota”, tanto que o núcleo achatado e o citoplasma são deslocados do centro. A quantidade de substâncias fundamentais é menor que em outros tecidos. Esse...
tracking img