Tecido sanguineo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido Sanguíneo
O Sangue e considerado um tipo de tecido conjuntivo por apresentar células separadas por grandes quantidades de matriz extracelular, o plasma sanguíneo.
° Tipo de tecidos sanguíneoTecidos hematopoiéticos Às células do sangue são produzidos ininterruptamente em nosso corpo. O tecido encarregado dessa produção e o tecido hematopoiético localizado no interior de certos ossos,constituindo a medula óssea vermelha.
Componentes do sangue humano
° Plasma sanguíneo
Mais de 90% da massa do plasma sanguíneo é água, sendo o restante constituído por proteínas, sais, hormônios,nutrientes, gases e excreções. As proteínas do plasma desempenham diversas funções. Por exemplo, pequenas moléculas proteicas produzidas pelo fígado, denominadas genericamente albuminas e que constituemmetade do conteúdo proteico de nosso plasma sanguíneo.
° Hemácias
Também chamadas de eritrócitos ou glóbulos vermelhos são células discoidais repletas de moléculas de hemoglobina, a proteína responsávelpela cor vermelha do sangue. Uma hemácia e essencialmente um saco achatado repleto de moléculas de hemoglobina,proteína responsável pela captura de gás oxigênio nos pulmões e por seu transporte paratodos os tecidos do corpo.
* Hemoglobina: Sua molécula e formada por quatro cadeias polipeptídicas cada uma delas combina a um grupo heme que consiste em um átomo de ferro unido a uma moléculaorgânica não proteica denominada protoporfirina.
° Leucócitos
Também chamados de glóbulos brancos,são células esféricas e nucleares em geral bem maiores que as hemácias. Os leucócitos podem ser de cincotipos básicos : neutrófilos,eosinófilos,basófilos,monócitos e linfócitos.
* Neutrófilos: Representam de 40% a 75% dos leucócitos de nosso sangue, sua principal função e fagocitar bactérias e outrosmicrorganismo que eventualmente invadem o corpo, sendo particularmente ativos no inicio da infecção.
* Eosinófilos: Representam de 2% a 4% dos leucócitos do sangue humano. Sua principal função...
tracking img