Tecido sanguineo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------


Hematopoese humana - clique aqui para ampliar
Hematopoiese (também conhecida por hematopoese, hemopoese e hemopoiese), é o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) a partir de um precursor celular comum e indiferenciado conhecido como célula hematopoiética pluripotente,ou célula-tronco, unidade formadora de colônias (UFC), hemocitoblasto ou stem-cell. As células-tronco que no adulto encontram-se na medula óssea são as responsáveis por formar todas as células e derivados celulares que circulam no sangue.
Índice  [esconder]  * 1 Hematopoiese em humanos * 1.1 Local de formação * 1.2 Tecido Hematopoiético * 1.3 Órgãos hematopoiéticos *1.3.1 Medula óssea * 2 Diferenciação sanguínea * 2.1 Mielopoiese * 2.2 Monopoiese * 2.3 Trombopoiese * 2.4 Eritropoiese * 2.5 Linfopoiese * 3 Ver também * 4 Ligações externas |
-------------------------------------------------
[editar]Hematopoiese em humanos
[editar]Local de formação
Nas primeiras semanas de gestação (aproximadamente 19° dia), o saco vitelino é oprincipal local de hematopoiese. De seis semanas até seis a sete meses de vida fetal, o fígado e o baço são os principais órgãos envolvidos e continuam a produzir os elementos figurados do sangue até cerca de duas semanas após o nascimento.
A medula óssea dos ossos chatos, é o local mais importante a partir de seis a sete meses de vida fetal e, durante a infância e a vida adulta, é a única fonte denovos elementos figurados. As células em desenvolvimento estão situadas fora dos seios da medula óssea, enquanto as maduras são liberadas nos espaços sinusais e na microcirculação medular e, a partir daí, na circulação geral.
No período da lactação, toda a medula óssea é hematopoética, mas durante a infância há substituição progressiva da medula por gordura nos ossos longos, de modo que a medulahemopoética no adulto é confinada ao esqueleto central e às extremidades próximais do fêmur e do úmero. Mesmo nessas regiões hematopoéticas, aproximadamente 50% da medula é de gordura. A medula óssea gordurosa remamente é capaz de reverter para hematopoese e, em muitas doenças , também há expansão da mesma nos ossos longos. Além disso, o fígado e o baço podem retormar seu papel hematopoético fetal(hematopoese extramedular).
[editar]Tecido Hematopoiético
A hematopoiese é função do tecido hematopoiético, que aporta a celularidade e o microambiente tissular necessários para gerar os diferentes constituintes do sangue. No adulto, o tecido hematopoiético forma parte da medula óssea (medula vermelha) e é o local onde ocorre a hematopoiese normal.
O local onde ocorre a hematopoiese variadurante a ontogênese. Assim, observamos três fases sequenciais de locais hematopoiéticos:
1. Fase mesoblástica: Fase inicial, no peduncúlo do tronco e saco vitelino. Ambas estruturas tem pocos mm. de longitude, ocorre na 2ª semana embrionária.
2. Fase hepática: Na 6ª semana de vida embrionária.
3. Fase mielóide: O baço e a medula óssea fetal
Somente resumindo, o tecido hematopoiético é oformador dos elementos figurados do sangue.
[editar]Órgãos hematopoiéticos
São os órgãos que produzem no processo da Hematopoiese os elementos do sangue: leucócitos, hemácias e plaquetas.
Esses órgãos são: medula óssea, linfonodos (gânglios linfáticos), baço e fígado.
[editar]Medula óssea
A medula óssea é o órgão mais importante da gênese dos diversos elementos figurados do sangue, pois láestão as células-tronco que dão origem a células progenitoras de linhagens mielocíticas,linfocítica, megacariócitos e eritroblastos.
-------------------------------------------------
[editar]Diferenciação sanguínea
Os histologistas do século XIX e princípios do XX classificavam as células do sangue em duas categorias (ou linhas) segundo seu suposto lugar de origem: médula óssea ou órgãos...
tracking img