Tecido Sanguíneo

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Departamento de Morfologia
Disciplina: Histologia
Professor: Ruidomar Pereira
Acadêmica: Thainá Rayane Bezerra Vieira
Turma:Fisioterapia 2013.1











TECIDO SANGUÍNEO





















João Pessoa
2013
TECIDO SANGUÍNEO



1. Considerações
1.1. Conceito
O sangue (originadopelo tecido hemocitopoiético) é um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de células, que compõem a parte figurada, dispersas num meio líquido – o plasma -, que corresponde à parteamorfa.

1.2. Características
O Tecido conjuntivo sanguíneo é formado por duas partes: Primeiro a parte sólida formada pelas células sanguíneas que compõe os elementos figurados, onde podemosencontrar os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as Plaquetas (fragmento de células). Segundo por uma parte líquida na qual tais células estão dispersas, chamado Plasma. Todas as células do sangue sãooriginadas na medula óssea vermelha a partir das células indiferenciadas pluripotentes (células-tronco). Como consequência do processo de diferenciação celular, as células-filhas indiferenciadasassumem formas e funções especializadas.


2. Preparação para estudo do Sangue
2.1. Método
A citologia sanguínea é geralmente estudada em esfregaços preparados pelo espalhamento de uma gota de sanguesobre uma lâmina de microscopia. Aí as células ficam estriadas e separadas, o que facilita a observação de sua estrutura.

2.2. Coloração
a. Tipo de Coloração
1. A afinidade pelo azul de metilenoindica basofilia;
2. A afinidade pelos azures, azurofilia;
3. A afinidade pela eosina, acidofilia ou eosinofilia;
4. A afinidade por mistura complexa.

b. Tipos de Mistura de Romanowsky
Asmisturas tipo Romanowsky contêm eosina, sendo portanto, soluções de eosinatos de azul e azures de metileno. Entre os corantes atualmente em uso pra estudo das células do sangue, destacam-se os corantes de...
tracking img