Tecido Sanguíneo

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Departamento de Morfologia
Disciplina: Histologia
Professor: Ruidomar Pereira
Acadêmica: Thainá Rayane Bezerra Vieira
Turma: Fisioterapia 2013.1











TECIDO SANGUÍNEO





















João Pessoa
2013
TECIDO SANGUÍNEO



1. Considerações
1.1. Conceito
O sangue (originadopelo tecido hemocitopoiético) é um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de células, que compõem a parte figurada, dispersas num meio líquido – o plasma -, que corresponde à parte amorfa.

1.2. Características
O Tecido conjuntivo sanguíneo é formado por duas partes: Primeiro a parte sólida formada pelas células sanguíneas que compõe os elementos figurados, onde podemosencontrar os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as Plaquetas (fragmento de células). Segundo por uma parte líquida na qual tais células estão dispersas, chamado Plasma. Todas as células do sangue são originadas na medula óssea vermelha a partir das células indiferenciadas pluripotentes (células-tronco). Como consequência do processo de diferenciação celular, as células-filhas indiferenciadasassumem formas e funções especializadas.


2. Preparação para estudo do Sangue
2.1. Método
A citologia sanguínea é geralmente estudada em esfregaços preparados pelo espalhamento de uma gota de sangue sobre uma lâmina de microscopia. Aí as células ficam estriadas e separadas, o que facilita a observação de sua estrutura.

2.2. Coloração
a. Tipo de Coloração
1. A afinidade pelo azul de metilenoindica basofilia;
2. A afinidade pelos azures, azurofilia;
3. A afinidade pela eosina, acidofilia ou eosinofilia;
4. A afinidade por mistura complexa.

b. Tipos de Mistura de Romanowsky
As misturas tipo Romanowsky contêm eosina, sendo portanto, soluções de eosinatos de azul e azures de metileno. Entre os corantes atualmente em uso pra estudo das células do sangue, destacam-se os corantes deLeishman, Wright e Giemsa, todos contendo azul de metileno, eosina e azures de metileno e, por isso, conhecidos como istras tipo Romanowsck.

c. Aspecto Observado
1. Azul
2. Púrpura
3. Rosa-amarelado
4. Salmão

2.3. Como fazer um Esfregaço
Para preparar um esfregaço, coloca-se uma gota de sangue sobre uma lâmina. Em seguida, movimenta-se na direção de uma segunda lâmina em ânguloaproximadamente 45º sobre a primeira. Quando a borda da lâmina toca o sangue, este se espalha ao longo da mesma. Em seguida, movimenta-se a lâmina oblíqua sobre a horizontal, espalhando-se o sangue em camada fina.

3. Hematócrito
3.1. Conceito
Hematócrito (ou Ht ou Htc) é a percentagem ocupada pelos glóbulos vermelhos ou hemácias no volume total de sangue.

3.2. Valores Normais
Os valores médios sãodiferentes segundo o sexo e idade, e variam entre 40-50% nos homens e 35-45% nas mulheres. Na criança até 10 nos é 35% e no recém-nascido 45-60%. Caso o valor seja inferior à média significa que existe pouca quantidade de glóbulos vermelhos e se for superior existe uma maior quantidade de glóbulos vermelhos para o volume de sangue. Na gravidez esse valor está diminuído devido a uma hemodiluiçãofisiológica.

4. Funções do Sangue
- Transporte de gases;
- Defesa do organismo;
- Coagulação;
- Veiculação de nutrientes para vários tecidos e órgãos;
- Regulação térmica e hídrica do organismo
- Manutenção do equilíbrio aquoso, ácido-básico e iônco.

5. Constituição do Sangue

5.1. Substância Intercelular - PLASMA
a. Conceito
Plasma sanguíneo é o componente líquido do sangue, noqual as células sanguíneas estão suspensas. O plasma é um líquido de cor amarelada e é o maior componente do sangue, compondo cerca de 82% de seu volume total.

b. Características
O plasma tem como função transportar os elementos figurados e substâncias dissolvidas, como nutrientes, medicamentos e produtos tóxicos (como exemplo o dióxido de carbono que as células eliminam, entre outros). O...
tracking img