tecido osseso

1417 palavras 6 páginas
Envelhecimento
O envelhecimento se refere a fenômenos biológicos, fisiológicos, sociais e psicológicos que agem em todos os seres vivos. A diminuição da capacidade funcional ao longo da vida está ligada e é influenciada por diferentes fatores: Genéticos, estilo de vida e estado psicoemocional. A participação em um programa de exercícios físicos regulares é essencial, e uma forma efetiva para reduzir, prevenir e tratar declínios funcionais associados ao envelhecimento. Os exercícios físicos sendo estes aeróbios ou anaeróbios contribuem de maneira favorável e significativa, favorecendo assim, um envelhecimento mais saudável e seguro.
Por meio da prática corporal é possível melhorar a qualidade de vida e reintegrar os idosos, a fim de que possam viver com mais independência e saúde, prevenindo as doenças que acorrem durante o processo de envelhecimento. Para tal significado, é de suma importância o efetivo trabalho do profissional de Educação Física, na prescrição e orientação correta dos exercícios físicos a serem realizados com essa população e, com isso, eles possa ser beneficiado de modo condizente na melhoria e manutenção da saúde, pois, assim, é possível ter um envelhecimento menos incapacitante funcionalmente, e com uma expectativa de vida mais saudável.
A prática regular de exercícios físicos é a essência da saúde para os idosos, pois desse modo essa população poderá minimizar as alterações fisiológicas associadas ao aumento da idade.
Do nascimento até a adolescência, mais tecido ósseo é produzido do que é perdido, durante o remodelamento do osso. Em adulto jovens, a deposição e a ressorção do osso são, aproximadamente, equivalentes. Com a diminuição dos esteróides sexuais na meia idade, especialmente na mulher após a menopausa, há diminuição da massa óssea, porque a ressorção do osso supera a deposição. Na idade avançada, a perda de osso pela ressorção ocorre mais rapidamente que o ganho de osso. Como o osso da mulher geralmente é menor e com menos

Relacionados

  • Radiologia
    889 palavras | 4 páginas