Tecido osseo adiposo etc e conjuntivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



O tecido conjuntivo é constituído por células bem diferenciadas e por abundante material intercelular. Este material intercelular é formado por substânciafundamental, também chamada de matriz, e por elementos fibrilares. A substância fundamental é formada por água e por macromoléculas alongadas, como pelas glicosaminoglicanas, pelas proteoglicanas, pelasglicoproteínas e pelo ácido hialurônico. Os elementos fibrilares são as fibras elásticas, as fibras reticulares e as fibras colágenas. Este tecido possui vasos sangüíneos, nervos e células semjustaposição.
Bom, o tecido conjuntivo também tem algumas funções :
Preencher, estabelecer conexão entre os diversos tipos de tecidos ou órgãos, sustentar (osso e cartilagem), transportar substâncias (sangue) eauxiliar na defesa (glóbulos brancos).
O tecido conjuntivo propriamente dito, principalmente o tecido adiposo, armazena lipídios. Além disso, o conjuntivo frouxo armazena água e sódio.
O tecidoconjuntivo contém células fagocitárias (macrófagos) e células que produzem anticorpos (plasmócitos). Ressalta-se ainda a importante função de proteção à penetração de bactérias e partículas estranhas dasubstância fundamental amorfa, devido à viscosidade do tecido.
O tecido conjuntivo participa da inflamação, que é uma resposta do organismo à penetração de bactérias ou substâncias químicasirritantes








































Tecido Conjuntivo Frouxo


É o mais comum dostecidos conjuntivos. Preenche os espaços entre as fibras e os feixes musculares. Serve de apoio ao tecido epitelial, estando sob a pele de todo o corpo.
É encontrado na pele, nas mucosas, nasglândulas e em torno dos vasos sangüíneos e linfáticos, formando a fascia e a tela subcutânea. É um tecido delicado, flexível e pouco resistente à tração.
Este tecido tem todos os...
tracking img