Tecido nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido Nervoso

O tecido nervoso tem origem ectodérmica, nele a substância intercelular praticamente não existe. Os principais componentes celulares são os neurônios (células com prolongamentos) e as células neuroglias (células da Glia). É um tecido sensível á vários tipos de estímulos, que podem se originar do meio externo ou interno do corpo. Quando estimulado emite impulsos nervosos quepodem percorrer varias distâncias. É o responsável pela troca de informações rápidas. É um tecido bastante importante, pois sem ele não seria possível comandar as diversas partes do organismo de forma rápida e eficiente. Esse sistema é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) composto pela medula espinhal e encéfalo e Sistema Nervoso Periférico (SNP) composto pelos nervos e gânglios nervosos.Células do tecido nervoso
Neurônios: São as células responsáveis pelos impulsos nervosos, dotados de núcleo que costumam ser esféricos e muito volumosos e um prolongamento citoplasmático por onde são enviadas as respostas neurais. Possui dois prolongamentos:
* Dendritos: funcionam como “antenas” dos neurônios, geralmente muito ramificados. Receptores que captam as mensagens dos estímulos.
*Axônios: é o maior prolongamento da célula, onde são enviados os impulsos nervosos.
São nos axônios onde acorre a sinapse. Sinapse é local de maior proximidade entre o axônio e a célula. Nas sinapses um potencial de ação pode desencadear a liberação de mediadores químicos e estimular a outra célula.

Figura 01
Alguns neurônios são envolvidos por outras células, as de Schuwan. Essas células seformam envolta dos axônios, formando uma membrana chamada Bainha de Mielina, que funciona como um isolante de eletricidade.

Figura 02

Células da Glia: Ou célula neuroglia, são responsáveis por envolver, sustentar, isolar e nutrir os neurônios. Os principais tipos de células desta natureza são os astrócitos, oligodendrócitos, micróglias. cada uma desempenha um papel diferente na estrutura e nofuncionamento do tecido nervoso.
* Astrócito: sustentação e nutrição do neurônio.
* Oligodendrócitos: Estão presentes no SNC e são responsáveis pela formação da Bainha de Mielina. No SNP, essa função é realizada pelas Células de Schuwan.
* Micróglia: Tem função fagocitária, o que faz com que participe da defesa do sistema nervoso.
Figura 03
A Bainha de Mielina formada peloOligodendrócito, apesar de extensa, não é contínua. Entre uma bainha e outra existe uma espécie de “enforcamento” denominada Nodo de Ranvier, que facilita um movimento mais ágil do impulso nervoso que vai ocorrendo em saltos, já que o impulso saltatório só acontece com a presença de mielina.
Fibras Nervosas
Os axônios, como já citado, são prolongamentos dos neurônios que podem chegar até a 1 metro,onde são transmitidos os impulsos nervosos. Ao longo de sua extensão, os axônios são revestidos por várias outras células. A esse conjunto de axônios e células de revestimento se dá o nome de Fibras Nervosas. E o conjunto de fibras nervosas denomina-se Nervos.
As fibras nervosas que são revestidos por mielina são chamadas fibras nervosas mielínicas ou mielinizadas, enquanto as que não sãorevestidas por mielina das fibras nervosas não-mielinizadas ou amielínicas.
Os nervos não contém os corpos celulares dos neurônios, pois estes encontram-se exclusivamente no SNC ou nos gânglios (próximo de medula espinhal). Esse nervos podem ser Cranianos (quando saem da cabeça) ou Raquidianos/Espinhal (quando saem a medula). Eles permitem a comunicação dos centros nervosos com os órgãos sensoriais ou,com os órgãos efetores (músculos e glândulas).
Os nervos ainda podem ser classificados em:
* Fibras Nervosas Aferentes: as informações são enviadas da medula espinhal ao cérebro, ou seja, os impulsos nervosos saem dos órgãos receptores e vão até o sistema nervoso central.
* Fibras Nervosas Eferentes: as informações saem do cérebro em direção a medula espinhal. Eles enviam a resposta...
tracking img