Tecido muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Óleos essenciais são definidos como os produtos obtidos de partes de plantas, sendo que de forma geral são misturas complexas de substâncias voláteis, lipofílicas, geralmente odoríferas e liquidas. Do ponto de vista químico, os óleos essenciais das plantas são constituídos principalmente de uma mistura de lipídeos chamados terpenos. Os terpenos são hidrocarbonetos e os oxigenadossão denominados terpenóides.

Os métodos de extração variam conforme a localização do óleo volátil na planta e com a proposta de utilização do mesmo. Sendo que os métodos mais comuns são: enfloração, destilação por arraste de vapor d’água (destilação azeotrópica); extração com solvente orgânico de forma contínua e descontínua; prensagem ou expressão e extração por CO2 supercrítico.Torna-se importante não confundir as atividades farmacológicas de uma droga vegetal rica em óleos voláteis com as atividades farmacológicas do óleo isolado da mesma.

Algumas propriedades farmacológicas dos óleos voláteis estão bem estabelecidas e podem servir de exemplos como: ação carminativa, ação antiespasmódica, ação estimulante sobre secreções do aparelho digestivo, ação cardiovascular,ação irritante tópica ou repulsiva (uso externo), ação secretolítica, ações sobre o SNC, ação anestésica local, ação antiinflamatória e ação anti-séptica (uso externo).

A toxicidade crônica dos óleos voláteis é pouco conhecida e ainda é necessário avaliar suas eventuais propriedades mutagênicas, teratogênicas e/ou carcinogênicas. Enquanto atoxicidade aguda é mais conhecida causando: reaçõescutâneas, efeitos convulsivantes e efeitos psicotrópicos.

Óleos fixos, também chamados de "óleos gordurosos" ou óleos "carreadores" (por que não evaporam) estes óleos podem ter emprego na massagem como veículos que carregam para dentro da pele o óleo essencial diluído.

Também podem ser usados na culinária, como fonte de ácidos graxos essenciais, como é o caso da linhaça e dogirassol, ou de compostos bioativos para a saúde como o óleo de abacate (fitoesteróis), côco babaçu ou palmiste (ácido láurico), nem (azadirachtina), andiroba (limonóides), etc.

Sumário


1. INTRODUÇÃO 03
2. OLEOS ESSENCIAIS E FIXOS- CONCEITO 04
3. CLASSIFICAÇÃO 05
4. PROPRIEDADE FISICA, QUIMICA E BIOLOGICA 06
5. AÇÕES FARMACOLÓGICAS 07
6. AÇÕES TOXICOLÓGICAS 08
7. EXTRAÇÃO ECARACTERIZAÇÃO 10
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..... .. ... . . 13






































1. INTRODUÇÃO

A ISO (International Standard Organization) define óleos voláteis (conhecidos também como óleos essenciais, óleos etéreos ou essências) como sendo os produtos obtidos de partes de plantas por meio da destilação por arraste de vapord’água, bem como os produtos obtidos por prensagem dos pericarpos de frutos cítricos.

De forma geral, os óleos essenciais são misturas complexas de substâncias voláteis, lipofílicas, geralmente odoríferas e líquidas. A designação de “óleo” é devida a algumas características físico-químicas como, por exemplo, a de serem geralmente líquidos de aparência oleosa à temperatura ambiente. Suaprincipal característica, contudo, consiste na volatilidade que o difere assim, dos óleos fixos, que são misturas de substâncias lipídicas obtidas normalmente de sementes (óleo de soja, de mamoma, de girassol, etc). Outra característica se dá graças ao aroma agradável e intenso da maioria dos óleos voláteis, sendo por isso, também chamados de essências. São ainda solúveis em solventes orgânicos apolares,como o éter, recebendo, por isso o nome de óleos etéreos ou, em latim, aetheroleum. Possuem uma solubilidade limitada em água, mas suficiente para aromatizar essas soluções que são chamadas de hidrolatos.

As gorduras e óleos fixos são obtidos de plantas ou de animais. Sua principal função é armazenar nutrientes (energia). Os óleos fixos e as gorduras são produtos importantes usados...
tracking img