Tecido Muscular

Páginas: 9 (2175 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
Tecido Muscular
O tecido muscular compreende cerca de 40-50% do peso corporal e suas células são responsáveis pela contração muscular. Essa contração das células musculares e a organização das organelas extracelulares são responsáveis pela locomoção, pela constrição das estruturas e por outros movimentos propulsores. Características: A excitabilidade é a capacidade do tecido muscular de recebere responder a estímulos; a contratilidade é capacidade que uma estrutura apresenta de reduzir suas dimensões (contração); a extensibilidade é capacidade de distender-se; e a elasticidade é capacidade de retornar à sua forma original após contração ou extensão.
O tecido muscular é altamente especializado sendo, portanto, utilizados termos específicos para nomear suas estruturas. A membranacelular é o sarcolema; o citoplasma é o sarcoplasma; o retículo endoplasmático liso é o retículo sarcoplasmático e as mitocôndrias são os sarcossomas. Por ter o comprimento consideravelmente maior que a largura, essas células são chamadas de fribara musculares. O tecido muscular se diferencia a partir do mesoderma, onde as células mesenquimais originam células alongadas com capacidade de se contrair —os mioblastos.
FUNÇÕES - Por meio da contração das células musculares, alternadas pelo seu relaxamento, o tecido muscular é capaz de realizar diversas funções, tais como: • produção de movimento do corpo em determinadas situações como na realização de caminhada; • fornecer estabilização das posições do corpo; • movimentação de substâncias no interior de determinados órgãos pela produção decontrações, como no deslocamento do sangue no interior dos vasos sangüíneos; • regulação do volume dos órgãos, a exemplo do que ocorre com o estômago durante o armazenamento temporário de alimento e • geração de calor durante a contração do músculo para realizar trabalho, e o calor liberado é utilizado na manutenção da temperatura corporal.

(1)Músculo Estriado - As células musculares apresentam em seucitoplasma proteínas contráteis organizadas num arranjo específico formando os miofilamentos, que se reúnem constituindo as miofibrilas. Existem dois tipos: o tecido muscular esquelético, que constitui a maior parte da massa muscular do corpo e que se encontra sob controle voluntário; e o tecido muscular cardíaco, de controle involuntário, com sua localização limitada quase exclusivamente aocoração.
(1.1)Músculo Estriado Esquelético – É formado por feixes de células cilíndricas muito longas, multinucleadas, cujos núcleos encontram-se localizados na periferia citoplasmática, logo abaixo da membrana celular. Estas células apresentam estriações transversais devido ao arranjo específico dos miofilamentos. O músculo estriado esquelético apresenta coloração que vai do róseo ao vermelho, emface da presença de pigmentos de mioglobina e da grande quantidade de vasos sangüíneos no tecido conjuntivo que permeiam por entre as suas células. A mioglobina é uma proteína transportadora de oxigênio semelhante à hemoglobina. Dependendo da quantidade de mioglobina, da quantidade de mitocôndrias, da concentração de várias enzimas e do grau de contração da célula, a célula muscular pode serclassificada como: fibra vermelha, fibra branca e fibra intermediária. Desta forma, a fibra vermelha possui grande quantidade de mioglobina, numerosas mitocôndrias, sendo seu citoplasma rico em enzimas oxidativas e pobre em ATPase, apresentando contração lenta, mas repetida. O citoplasma da fibra branca é pobre em mitocôndrias e em enzimas oxidativas, rica em fosforilases e ATPase, sendo a fibra branca derápida contração, mas facilmente esgotável. As fibras intermediárias apresentam características intermediárias entre as fibras vermelhas e fibras brancas. O músculo não fixa diretamente ao osso, havendo um tecido intermediário entre o osso e o músculo. Este tecido é formado por tecido conjuntivo denso modelado e constitui os tendões. ENVOLTÓRIOS – Num músculo, as células ou fibras musculares...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecido muscular
  • tecidos musculares
  • Tecido muscular
  • Tecido muscular
  • Tecido muscular
  • Tecido Muscular
  • Tecidos musculares
  • tecido muscular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!