Tecido muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECIDO MUSCULAR

Introdução

Os músculos são derivados de tecido mesodérmico, responsáveis pelos movimentos locomotores e viscerais dos animais.Executam movimentos de contração(músculos flexores) e distensão ou relaxamento(músculos extensores). Utilizam energia química de moléculas orgânicas de açúcares, aminoácidos e lipídios nos processos de respiração celular ou de fermentação paraproduzir ATP e gerar trabalho. Existem três tipos de tecidos musculares, os músculos lisos, os estriados esqueléticos e os estriados cardíacos.
Cada tipo de músculo apresenta células específicas que são células alongadas com grande quantidade de proteínas filamentosas em seu citoplasma, denominadas miofibrilas, responsáveis pelos processos de contração e distensão musculares que produzem movimentos.Estas miofibrilas são proteínas de actina e miosina, produzidas por exercícios físicos e de aminoácidos ingeridos na alimentação.
Nos tecidos musculares é utilizada nomenclatura própria para as estruturas, como por exemplo, as fibras musculares ou miócitos, a membrana plasmática, o sarcolema, o citoplasma, sarcoplasma, o retículo endoplasmático, retículo sarcoplasmático, e as mitocôndrias,sarcossomas, pois são sufixos como mio(do grego, músculo) e sarcos(do grego, carne).

Músculo Estriado Esquelético

Existem dois tipo e fibras musculares esqueléticas, as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas apresentam grande quantidade de mitocôndrias e mioglobinas, um pigmento respiratório que serve como depósito adicional de oxigênio. Estas fibras são mais apropriadas para movimentosduradouros e lentos. As fibras brancas são pobres em mioglobina e mitocôndria e estão adaptadas à movimentos rápidos, bruscos potentes.
Nas células musculares encontramos grandes depósitos de ATP e fosfocreatina que são utilizados a qualquer momento para gerar energia.
Nos seres humanos, a proporção de fibras brancas e vermelhas depende de fatores genéticos.
Os músculos esqueléticos apresentam poucacapacidade regenerativa, ou seja, não é comum o surgimento de novas células, e quando há a regeneração, ocorre lentamente mediada por células inseridas na membrana basal do tecido. A hipertrofia muscular ocorre devido ao aumento da quantidade interna de miofibrilas de actina e miosina, ou seja, o músculo cresce em diâmetro.
As fibras musculares são células muito longas, podendo chegar a30centímetros de comprimento, cilíndricas com muitos núcleos periféricos, apresentando grandes quantidades de miofibrilas protéicas organizadas, formando um padrão de estrias transversais, características desse tipo de músculo. Estas fibras musculares estão encapadas por uma camada de tecido conjuntivo denominado endomísio, e estas fibras encapadas se agrupam, formando feixes de células que também estãorevestidas por uma camada de tecido conjuntivo denominada perimísio. Os feixes de fibras também se agrupam em grande feixes e se chamam epimísio, conhecido como fáscia, que formam os músculos, como bíceps, tríceps, gastrocnêmio, deltóide, etc.
As fibras de actina e miosina se sobrepõem uma às outras, formando uma estrutura que termina em uma linha mais escura de fibras perpendiculares de actina,onde as fibras de actina se inserem, a linha Z. Cada bloco de miofibrilas sobrepostas que começa e termina em uma linha Z e´denominado sarcômero.
No processo de contração muscular, as fibras de actina deslizam sobre as fibras de miosina. O feixe de fibras do lado direito desliza em direção ao feixe do lado esquerdo, e vice-versa, fechando o sarcômero ao se encontrarem.
Um nervo motor , ao chegar auma fibra muscular, insere-se em uma região da sarcolema denominada placa motora, ocorrendo contração das fibras musculares esqueléticas que responde a impulsos nervosos vindo do S.N.C. O impulso nervoso que chega à placa motora deve ser distribuído ao mesmo tempo para todos os sarcômeros presentes na fibra muscular, para que o músculo funcione, pois elas desenvolveram invaginações da...
tracking img