Tecido muscular e sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido Muscular

▪ Os músculos são elementos ativos dos movimentos, pois deslocam os ossos (elementos passivos).
▪ Pensando nessa função dos músculos perceberemos que esse tecido deve ser capaz de realizar contração. Apresenta fibras contráteis.
▪ Suas células se originam do mesoderma.

São constituídos por células alongadas, com filamentos citoplasmáticos com proteínascontráteis, que geram força para realizar a contração muscular, utilizando ATP.

São capazes de transformar energia química em energia mecânica. A energia é ou pode ser controlada pelo Sistema Nervoso.
Funções dos Músculos

▪ São elementos ativos do movimento
▪ Realizam a propulsão de substâncias, atuando também na eliminação de resíduos.
▪ Controla o diâmetro de alguns órgãos
▪Auxilia na manutenção da temperatura corporal.

Tipos de tecido muscular

▪ O tecido muscular se divide em:
- Músculo estriado esquelético
- Músculo estriado Cardíaco
- Músculo liso


Músculo liso
A maior parte dos órgãos internos de nosso corpo contém músculo liso. Esse nome é devido ao fato de que esse tipo de músculo não apresenta as estriações microscópicas quecaracterizam os músculos esquelético e cardíaco. È formado por células longas, mais espessas no centro e afilando-se nas extremidades, com núcleo único e central.
As células musculares lisas são revestidas por lâmina basal e mantidas juntas por uma rede muito delicada de fibras reticulares, que amarram as células umas as outras, de tal maneira que a contração simultânea de apenas algumas ou de muitascélulas se transforme na contração do músculo inteiro.
O sarcolema dessas células apresentam grande quantidade de depressões com aspecto e as dimensões das vesículas de pinocitose, denominadas cavéolas. As cavéolas contêm íons de Ca² que serão utilizadas para dar início ao processo de contração.
As células musculares lisas apresentam corpos densos, estrutura densas aos elétrons, que aparecemescuras nas micrografias eletrônicas. Os corpos densos se localizam principalmente na membrana dessas células, porém existem também no citoplasma. Esses corpos têm um importante papel na contrção.
Contração do músculo liso
Sob o estímulo do sistema nervoso autônomo, íons de Ca² migram das cavéolas para sarcoplasma, os íons de Ca² se combinam com as moléculas de calmodulina. O complexo de calmodulia-Ca² ativa a ezima ciase da cadeia leve da miosina ll fosforilando as moléculas de miosina ll se distendendo tomando a forma filamentosae deixam descobertos os sítios que têm atividade de ATPase, e se combinam com actina. Esta combinação libera energia do ATP, que promove a deformação da cabeça de molécula de miosina ll e o deslizamento dos filamentos de actina e de miosina ll uns sobre os outros.Músculo estriado esquelético

O músculo estriado esquelético possui o termo “estriado” no nome, por apresentar estriações transversais (escuras e claras).
O músculo estriado esquelético, além de apresentar essas estriações transversais, ele está intimamente aderido ao tecido ósseo, e por isso o nome: músculo estriado esquelético.
O músculo estriado esquelético tem relaçãodireta com uma das principais características do aparelho locomotor, que é a locomoção.




[pic]

Características do músculo estriado esquelético

O músculo estriado esquelético é formado por feixes de células muito longas, cilíndricas, multinucleadas e contendo muitos filamentos (miofibrilas). Essas células, ou fibras, têm contração rápida e vigorosa e estão sujeitas ao controlevoluntário.
Nas fibras musculares esqueléticas, os núcleos são periféricos.

Organização do Músculo Esquelético

O músculo esquelético é composto por três camadas, na ordem de envolvimento de fora para dentro:
- Epimísio: camada externa que recobre o músculo inteiro. O epimísio é formado por tecido conjuntivo e é responsável por manter agrupados todos os conjuntos de fibras musculares.
-...
tracking img