Tecido muscular cardiaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Paula Pinheiros de Matos






Tecido Muscular cardíaco


















Cacoal, Abril de 2012.



Ana Paula Pinheiros de MatosNutrição 1º Período “A”.
























Trabalho destinado à disciplina de Citologia, Histologia e Embriologia,com o objetivo de obtenção parcial de nota bimestral, sob orientação do Profª. Monica Borchart Nicolau.












Sumário

Introdução-------------------------------------------------------------------4Objetivos---------------------------------------------------------------------5
Coração----------------------------------------------------------------------6
Camadas da parede do coração-------------------------------------6
Endocárdio------------------------------------------------------------------6
Miocárdio--------------------------------------------------------------------6Epicárdio---------------------------------------------------------------------7
Esqueleto fibroso do coração-----------------------------------------7
Tecido muscular cardíaco---------------------------------------------7
Discos intercalares--------------------------------------------------------8
Retículo sarcoplasmático-----------------------------------------------8Mitocôndrias----------------------------------------------------------------9
Conclusão------------------------------------------------------------------10
Anexos----------------------------------------------------------------------11
----------------------------------------------------------------------12
Referências----------------------------------------------------------------13












Introdução

O tecidomuscular é constituído de células altamente especializadas em realizar contrações, suas células são alongadas contendo em seu citoplasma grandes quantidades de filamentos de proteína contrátil, entre as principais estão a actina e miosina, nota-se também uma mudança nos nomes da estrutura celular , a membrana celular é chamada de sarcolema, o citoplasma de sarcoplasma e reticulo endoplasmático liso é oreticulo sarcoplasmático
É um tecido altamente vascularizado e inervado, grande consumidor de energia e produtor de calor. Existem tipos diferentes de tecido muscular, o músculo estriado esquelético, estriado cardíaco e músculo liso.
Porém este trabalho estará discorrendo apenas sobre o músculo cardíaco, este tipo de musculatura possui fibras musculares com estrias transversais com contraçãoinvoluntária e rápida, devido a todas as suas células musculares, que permitem que o coração exerça sua função com eficiência.
.
















Objetivos

O objetivo geral do trabalho tem por finalidade explicar sobre o tecido muscular cardíaco, a sua constituição e todos os fatores existentes em sua formação.
























Coração

Ocoração é um órgão muscular oco situado na cavidade torácica, atrás do esterno, com porção maior, a esquerda do plano mediano, a cavidade do coração é subdividida em 4 câmaras 2 átrios e 2 ventrículos, são eles átrio direito , átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo.

“O coração é um órgão muscular que se contrai ritmicamente enquanto bombeia o sangue pelo sistema circulatório. Suasparedes são constituídas de três túnicas: a interna ou endocárdio; a media ou miocárdio; e externa, ou pericárdio. A região central fibrosa do coração serve de ponto de apoio para as válvulas, além de ser também o local de origem e inserção de células musculares cárdicas.”(Junqueira e Carneiro, 2008.)

Camadas da parede do coração

O coração é formado por três camadas o endocárdio, o...
tracking img