Tecido epitelial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido epitelial

O tecido epitelial serve para cobrir o organismo, fazer o revestimento das partes internas e externas do corpo.
A superfície externa do corpo e as cavidades corporais internas dos animais são revestidas por este tecido. O tecido epitelial desempenha função de revestimento envolve a de proteção, como a epiderme que protege os órgãos internos de agentes externos, e a deabsorção, como é o caso das mucosas. Exerce uma importante função secretora, uma vez que as glândulas são originárias do Tecido Epitelial, e são por isto classificadas como Tecido Epitelial Glandular.
Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, que são unidas por uma pequena quantidade de material cimentante, com muito pouco espaço intercelular. Os epitéliosnão são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. O arranjo das células epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados.
Os epitélios podem se classificar quanto ao número de células:
• Quando os epitélios são formados poruma só camada de células, são chamados de epitélios simples ou uni-estratificados .
• Os epitélios formados por mais de uma camada de células são chamados estratificados.
• Existem ainda epitélios que, apesar de formados por uma única camada celular, têm células de diferentes alturas, o que dá a impressão de serem estratificados. Por isso, eles costumam serdenominados pseudo-estratificados.
O tecido epitelial serve para cobrir o organismo, fazer o revestimento das partes internas e externas do corpo.
Quanto à forma das células, os epitélios podem ser classificados em:
• Pavimentosos, quando as células são achatadas como ladrilhos;
• Cúbicos, quando as células tem forma de cubo;
• Prismáticos, quando as células são alongadas , em forma de coluna.

No epitélioque reveste a bexiga, a forma das células é originalmente cúbica, mas elas se tornam achatadas quando submetidas ao estiramento causado pela dilatação do órgão. Por isso, esse tipo de epitélio é de denominado, por alguns autores, epitélio de transição.
Os tecidos epiteliais, são classificados em dois tipos principais: epitélios de revestimento e epitélios glandulares.

Epitélios de revestimentoFunciona como uma membrana que isola o organismo, ou parte dele, do meio externo. Está relacionado ao revestimento e proteção de superfícies externas (por exemplo, na pele) e internas (por exemplo, no estômago). Atua, também, na absorção de substâncias, na secreção de diversos produtos, na remoção de impurezas e pode conter vários tipos de receptores sensoriais (notadamente na pele).

Pele:Órgão de contato
Nos vertebrados, a pele é importante órgão de contato com o meio. A conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados tornou-se possível, entre outras coisas, a partir do isolamento e proteção do corpo e de mecanismos de relação do ser vivo. O tato, a visão, a olfação, a gustação e a audição são úteis no relacionamento do animal com o ambiente. A pele, apresenta diferentes tipos de“sensores”, que registram e informam ao ser vivo variações de temperatura (calor ou frio) e pressão (toques, choques, pancadas). A pele é, ainda, importante órgão de defesa contra diversos tipos de agentes infecciosos.
 
A histologia da pele
Nos mamíferos, a pele é órgão composto por duas camadas: epiderme e derme.
A epiderme é um tecido epitelial pluriestratificado. É formada por camadas,dos quais destacam-se o estrato basal (também chamado de estrato germinativo), que fica apoiado na derme e é formado por células de aspecto cúbico. Nessa camada é intensa a atividade de divisão celular mitótica, que repõe constantemente as células perdidas no desgaste diário a que a superfície desse tecido está sujeito. À medida que novas células são formadas, elas vão sendo “empurradas”...
tracking img