tecido epilateral

4442 palavras 18 páginas
TECIDO EPITELIAL

O epitélio pode ser classificado em duas categorias: membranas de cobertura ou revestimento ou glandular.
Os tecidos epiteliais são formados por células intimamente unidas, com uma quantidade mínima de material intercelular. Eles formam uma barreira que recobre as superfícies do corpo e o revestimento dos tubos e ductos que se comunicam com a superfície. Também revestem as cavidades naturais como, por exemplo, a boca, as fossas nasais e o conduto auditivo.

Composição

As membranas epiteliais são compostas unicamente por células. Para que as células epiteliais formem uma membrana continua, suas bordas são unidas pelas junções celulares. Essas membranas possuem espessura variável, sendo que algumas têm a espessura de apenas uma célula.

Funções

Os tecidos epiteliais têm como funções principais:

Revestimento das superfícies;
Absorção;
Secreção;
Sensorial.

A larga distribuição dos epitélios no organismo, em órgãos com as mais diversas funções, explica a variada morfologia e fisiologia dos tecidos epiteliais.

Nutrição e Inervação

Com raras exceções, os vasos sanguíneos não penetram nos epitélios, de modo que não há contato direto das suas células com a parede dos vasos. A nutrição dos epitélios geralmente é feita por difusão dos nutrientes através da membrana basal, que é a conexão ao tecido conjuntivo. Portanto, para que o oxigênio e os nutrientes possam chegar às células, eles devem se difundir pela substancia intercelular do tecido conjuntivo subjacente, a partir dos capilares deste. No caso dos epitélios pluriestratificados, os nutrientes devem passar por um numero variável de camadas para atingir as células mais superficiais.
Os epitélios são intervalos, recebendo terminações nervosas livres que, às vezes, formam uma rica rede intra-epitelial.

TECIDO CONJUNTIVO

Os tecidos conjuntivos caracterizam-se por apresentar tipos diversos de células, separadas por abundante material intercelular, que é

Relacionados

  • BCM Estudo Dirigido Citoesqueleto Certo
    1176 palavras | 5 páginas