Tecido conjuntivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
FUNDAÇÃO UNIRG

TRABALHO DE HISTOLOGIA I
TECIDO CONJUNTIVO

1º PERÍODO

GURUPI-TO
02 DE MARÇO DE 2013

1- ONDE SÃO ECONTRADOS OS COLÁGENOS DO TIPO I, II EIII, IV E V?
DISCORRA SOBRE OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS CLÍNICOS RESULTANTES DE DEFEITO NA SÍNTESE DO COLÁGENO.

Colágeno Tipo I: é o tipo encontrado mais comum, geralmente são encontrados em locaisque resistem grandes tensões como, por exemplo, nos tendões, derme da pele, nos ossos e até mesmo na córnea. Este tipo forma fibras e feixes de colágeno.
Colágeno Tipo II: esse tipo de colágeno éencontrado em locais que resiste a grandes pressões, cartilagem elástica e hialina, discos vertebrais e nos olhos. Sua síntese ocorre no condroblasto. Morfologicamente não é possui distinguir docolágeno Tipo I.
Colágeno Tipo III: Abundando no tecido conjuntivo frouxo, é encontrado na artéria aorta do coração, nos pulmões, nos músculos dos intestinos, fígado, no útero. Constitui as fibrasreticulares.
 Colágeno Tipo IV: Está presente nas lâminas basais e no tecido epitelial (não faz parte do tecido conjuntivo) e é sintetizado pelas células do último.
Colágeno Tipo V: Associa-se ao colágenodo tipo I para formar as fibrilas. Sintetizado pelos fibroblastos.

OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS CLÍNICOS RESULTANTES DE DEFEITO NA SÍNTESE DO COLÁGENO SÃO:
Síndrome de Ehlers-Danlos IV: defeito natranscrição e tradução do colágeno tipo III que causa ruptura da aorta e do intestino.
Síndrome de Ehlers –Danlos VI: falha na hidroxilação da lisina que leva a uma eslaticidade aumentada da pele ea ruptura do globo ocular.
Síndrome de Ehlers-Danlos VII: queda da atividade da peptidase do procolágeno, promovendo o aumento da flexibilidade das articulações, resultando em luxações freqüentes.Escorbuto: deficiência de vitamina C que causa ulcerações na gengiva e hemorragias.
Osteogenesis imperfecta: alteração de um nucleotídeo nos genes para o colágeno do tipo , conduzindo a fraturas...
tracking img