Tecido conjuntivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Um homem de 23 anos de idade é admitido na sala de emergência após uma injeção de penicilina aplicada no consultório médico. O paciente queixa-se de tensão no tórax e exibedificuldade respiratória acompanhada por ruído ofegante. Ao exame, ele mostrou pulso acelerado, baixa pressão sanguínea e edema generalizado. Foi prescrito anti-histamínico e opaciente precisou ficar em observação no hospital até que os sintomas desaparecessem ou diminuíssem. Pergunta-se:
a) O que provavelmente foi desencadeado neste paciente?Explique DETALHADAMENTE como este processo ocorreu.
b) Inclua os mediadores químicos e os efeitos farmacológicos das secreções celulares neste processo.
c) O que é edema? Explique asua relação com o caso descrito acima.

2. Um homem de 52 anos de idade decidiu parar de cavalgar. Ele disse ter fortes dores na panturrilha da perna direita após cincominutos de trote, o que o impediu de andar. O ortopedista disse-lhe que ele tinha rompido seu tendão do calcanhar e que necessitava de uma cirurgia imediata. O tendão é composto porfeixes de fibras colágenas. Quais células podem sintetizar o colágeno? Descreva as etapas na formação do colágeno. Em que ponto a vitamina C é essencial para a formação docolágeno e por quê?

3. Explique as funções da matriz extracelular do tecido conjuntivo para o corpo. Quais os seus componentes?

4. Durante um curso sobre tecidos conjuntivos, oprofessor de patologia referiu-se continuamente às expressões: “células fixas” que permaneciam paradas no tecido conjuntivo e “células móveis” que entravam e saiam do tecidoconjuntivo pelos capilares sanguíneos e linfáticos. Faça uma lista das chamadas células fixas e móveis encontradas no tecido conjuntivo e explique a função de cada uma delas.
tracking img