Tecido conjuntivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECIDO CONJUNTIVO

1) Constituição do tecido


O tecido conjuntivo é constituído por células bem diferenciadas e por abundante material intercelular. Este material intercelular é formado por substância fundamental, também chamada de matriz, e por elementos fibrilares. A substância fundamental é formada por água e por macromoléculas alongadas, como pelas glicosaminoglicanas, pelasproteoglicanas, pelas glicoproteínas e pelo ácido hialurônico. Os elementos fibrilares são as fibras elásticas, as fibras reticulares e as fibras colágenas. Este tecido possui vasos sangüíneos, nervos e células sem justaposição.

2) Funções do tecido

O tecido conjuntivo tem diversas funções: preencher, estabelecer conexão entre os diversos tipos de tecidos ou órgãos, sustentar (osso ecartilagem), transportar substâncias (sangue) e auxiliar na defesa (glóbulos brancos).
O tecido conjuntivo propriamente dito, principalmente o tecido adiposo, armazena lipídios. Além disso, o conjuntivo frouxo armazena água e sódio.
O tecido conjuntivo contém células fagocitárias (macrófagos) e células que produzem anticorpos (plasmócitos). Ressalta-se ainda a importante função de proteção àpenetração de bactérias e partículas estranhas da substância fundamental amorfa, devido à viscosidade do tecido.
O tecido conjuntivo participa da inflamação, que é uma resposta do organismo à penetração de bactérias ou substâncias químicas irritantes. Quando eventualmente o tecido não consegue destruir estas bactérias, o próprio tecido forma uma barreira fibrosa para conter a inflamação.As células do conjuntivo têm capacidade de multiplicação e, além de regenerar o próprio tecido, podem regenerar outros tecidos que tenham capacidade regenerativa baixa ou nula (cicatrização).
Devido à associação entre o tecido conjuntivo e os vasos sangüíneos e linfáticos, o tecido conjuntivo tem a capacidade de transportar nutrientes para as células de outros tecidos, como tambémeliminar o refugo do metabolismo, pelo caminho inverso.

3) Células do tecido

As células do tecido conjuntivo são as seguintes: fibroblastos, fibrócitos, plasmócitos, mastócitos, macrófagos e células adiposas. A seguir estão descritas as características fundamentais de cada célula citada.

• Fibroblasto e Fibrócito


Os fibroblastos são as células jovens, em plena atividadeprodutiva. Já os fibrócitos são as células velhas, que já terminaram seu trabalho de fabricação dos fibroblastos.
Os fibroblastos são as células mais comuns do tecido conjuntivo. Caracterizam-se por serem células grandes, contendo um núcleo oval bem evidente e citoplasma rico em ergastoplasma e em prolongamentos citoplasmáticos. Os fibroblastos têm a função de sintetizar fibras do tecidoconjuntivo e as proteoglicanas e glicoproteínas da matriz.
Os fibrócitos apresentam pouco citoplasma e são pobres em ergastoplasma, além de possuírem um núcleo menor e alongado. Havendo um estímulo, como ocorre nos processos de cicatrização, o fibrócito pode voltar a sintetizar fibras, reassumindo a forma de fibroblasto.


• Plasmócito


Os plasmócitos são células pouconumerosas no conjuntivo. Têm formato oval e núcleo esférico com cromatina em grumos, dando ao núcleo, aspecto de roda de carroça. São células que sintetizam e secretam anticorpos e imunoglobulinas. Aparece em grande número nos locais onde há inflamação crônica e em locais sujeitos a penetração de microorganismos, como por exemplo, na mucosa intestinal.
Os plasmócitos derivam do linfócito tipo Bativado e produz o anticorpo necessário para a resposta do organismo frente à penetração de moléculas estranhas (antígenos).
[pic]






• Mastócito


Os mastócitos são células altamente nutritivas, grandes, globosas, com o citoplasma repleto de grânulos e com núcleo esférico central. Eles têm a função de produzir e armazenar mediadores químicos do processo inflamatório....
tracking img