Tecido conjuntivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido Conjuntivo

1. Características do Tecido Conjuntivo

O tecido conjuntivo é caracterizado por apresentar células separadas por abundante matriz extracelular. Possui vários tipos celularese é vascularizado (com exceção do tecido cartilaginoso). O tecido conjuntivo forma o arcabouço que sustenta as partes moles do corpo, apoiando e ligando os outros tipos de tecido. É um tecido muitohidratado, o que facilita a movimentação de substâncias. Tem origem mesodérmica. O tecido conjuntivo esta presente nos tendões e ligamentos, aponeuroses, cápsulas envolvendo órgãos, membranas orgânicase constituindo o estroma (tecido de sustentação) dos órgãos.

2. Matriz Extracelular
A matriz é constituída de substância fundamental amorfa (SFA), e fibras. Sua função é preencher e unir célulase fibras. Facilita a passagem de moléculas e auxilia na interação celular pela sua característica adesiva. É a responsável pela determinação das propriedades físicas do órgão que compõe. Serve desuporte a pressões e auxilia na distribuição de nutrientes.
Substância Fundamental Amorfa: é um gel altamente hidratado, formado principalmente por água, macromoléculas aniônicas (comoglicosaminoglicanos e proteoglicanos) e glicoproteínas multiadesivas (como a lamina, a fibronectina, entre outras). Estas macromoléculas se ligam a receptores específicos na superfície das células, promovendo assim aunião do tecido, conferindo força tênsil e rigidez à matriz.

Fibras: de natureza proteica, distribuem-se conforme o tecido, destacando-se:

Colágeno: a proteína de colágeno é uma das maisabundantes proteínas do corpo, e faz parte da constituição das fibras colágenas e reticulares. As fibras colágenas são muito abundantes nos tendões e ligamentos conferindo resistência a essas estruturasconstantemente submetidas à tração. As fibras reticulares possuem composição química semelhante ao colágeno, porém são mais finas e raras e se dispõem de forma entrelaçada.
Fibras elásticas: são...
tracking img