Tecido conjuntivo propriamente dito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura e função dos tecidos conjuntivos

Características gerais dos tecidos conjuntivos

Os tecidos conjuntivos são constituídos predominantemente por células mergulhadas em materialintercelular - a matriz extracelular -, cuja composição caracteriza os diversos tipos de tecido conjuntivo. A matriz extracelular consiste em uma rede de fibras de proteínas e em uma substância fundamentalamorfa, material cuja consistência pode variar, desde líquida até relativamente sólida.
As fibras de proteínas dos tecidos conjuntivos podem ser de três tipos: colágenas, elásticas e reticulares.
Oshistologistas classificam os tecidos conjuntivos em dois grandes grupos: tecidos conjuntivos propriamente ditos e tecidos conjuntivos especiais. Os primeiros são divididos em frouxo e denso, sendo esteúltimo ainda subdividido em modelado e não modelado.
Os tecidos conjuntivos especiais são: tecido adiposo, constituído por células que armazenam gordura; tecido cartilaginoso, que constitui ascartilagens; tecido ósseo, que constitui os ossos; tecido hematopoiético, ou hemocitopoético, que origina as células sanguíneas.
O sangue é considerado um tecido conjuntivo cujas células estão imersas emuma matriz intercelular líquida, o plasma sanguíneo. Por suas características especiais e importância no organismo.
Tecidos conjuntivos propriamente ditos
Os tecidos conjuntivos propriamente ditosestão amplamente distribuídos no corpo humano. O tecido conjuntivo frouxo consiste em uma rede frouxa de fibras elásticas e de finas fibras colágenas dispostas em todas as direções; os grandes espaçosentre as fibras são ocupados por uma matriz semifluida e por células conjuntivas.
Esse tipo de tecido está presente nas diversas partes do corpo e sua principal função é unir estruturas corporais,porém possibilitando certa liberdade de movimento entre elas.
Um tipo especial de tecido conjuntivo frouxo é o tecido adiposo, que apresenta células adiposas, ou adipócitos, especializadas no...
tracking img