Tecido conjuntivo propriamente dito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido conjuntivo propriamente dito

O tecido conjuntivo é constituído por diferentes tipos de células imersas em um material intercelular abundante, denominado matriz extracelular. O mesoderma dá origem ao mesênquima, tecido embrionário precursor do tecido conjuntivo. Reforça a estruturação de outros tecidos, protegendo e isolando órgãos internos, além de manter o organismo funcionalmenteintegrado.

CARACTERÍSTICAS GERAIS E ORIGEM EMBRIONÁRIA

O tecido conjuntivo propriamente dito é um tecido altamente vascularizado e inervado e, devido à constituição da sua matriz extracelular, apresenta-se sob a forma de um gel altamente hidratado.
O tecido conjuntivo propriamente dito se desenvolve a partir do mesoderma intra-embrionário e suas células (as células mesenquimais) proliferam econstituem o tecido conjuntivo embrionário também denominado mesênquima

FUNÇÕES GERAIS

Devido a sua localização e a sua constituição, o tecido conjuntivo participa da sustentação estrutural, apresentando também a função de preenchimento dos diferentes órgãos do nosso organismo. Graças aos seus constituintes, o tecido conjuntivo participa na defesa imunológica, na sustentação, no preenchimentoe na proteção do organismo, alem de ser um local de armazenamento de gordura.
Por ser altamente vascularizado, o tecido conjuntivo fornece nutrientes para os tecidos vizinhos como o tecido epitelial e o tecido muscular.
Sua excessiva matriz extracelular permite o desenvolvimento de várias estruturas entre as células do tecido.

MATRIZ EXTRACELULAR

É composta por: glicosaminoglicanos (GAG),as proteínas fibrilares, as glicoproteicas estruturais, os íons e a água de solvatação.
A matriz é produzida pelos fibroblastos, células imersas na substancia fundamental dessa matiz. Durante a produção o reticulo endoplasmático rugoso fica em constante atividade, o que leva ao crescimento do citoplasma dos fibroblastos.
Seus componentes são divididos em substancia fundamental e elementosfibrosos.
Os elementos fibrosos são:
- colágeno
- elastina+fibrina
-fibronectina.

GLICOSAMINOGLICANOS

Os glicosaminoglicanos são polímeros lineares de cadeia longa, formados por unidades dissacaridicas repetitivas. Os glicosaminoglicanos são poliânions, isto é, encontram-se carregados negativamente e se ligam por elétron Valencia aos íons positivos fato este que contribui para a retenção deíons de Na+ e de água, importante na hidratação da matriz extracelular e na manutenção da arquitetura tecidual. A carga negativa dos glicosaminoglicanos se deve a presença de grupamentos sulfato (SO3 –) e de grupamentos carboxílico (COO–).
Os vários tipos de glicosaminoglicanos podem se associar com proteínas constituindo os proteoglicanos. Como exceção a esta regra, tem-se o hialuronano que não seliga as proteínas. Devido à proteínas de ligação, o hialuronano permite a ancoragem de proteoglicanos a sua molécula, formando típicos e grandes agregados de proteoglicanos. Os agregados de proteoglicanos são importantes para a fisiologia da cartilagem, mas também podem ser encontrados na superfície celular. O hialuronano desempenha importante papel na hidratação dos tecidos devido a suacapacidade de fixar moléculas de água em seus grupos polares e de reter numerosos cationtes hidratados. O hialuronano também esta envolvido em vários eventos relacionados com a morfogênese e com a diferenciação tecidual.
Devido a presença de radicais negativos, os glicosaminoglicanos são estruturas basófilas, isto e, apresentam afinidade por corantes básicos, e são evidenciados em roxo pela hematoxilinana coloração de rotina. Alguns corantes catiônicos, como o azul de- toluidina e o cristal violeta, ao reagirem com os grupamentos aniônicos dos glicosaminoglicanos sofrem alterações do seu espectro e mudam a sua cor. Esta propriedade e denominada metacromasia. Assim, a metacromasia e a propriedade apresentada por certos elementos teciduais nas preparações histológicas, por assumirem uma...
tracking img