Tecido Cartilaginoso

Páginas: 5 (1083 palavras) Publicado: 21 de fevereiro de 2015
A matriz extracelular corresponde à substância que preenche o espaço entre as células nos diferentes tecidos. Suas características variam de acordo com o tecido considerado, a maioria possui componentes fibrosos. Alguns tecidos possuem um pequeno espaço entre as células, ao passo que outros apresentam uma matriz extracelular abundante (como os tecidos conjuntivos) de vários tipos, com diversoscomponentes que dão as características do tecido.
O tecido conjuntivo tem a função de preenchimento dos espaços entre os órgãos e manutenção.
Então a partir disso o tecido conjuntivo pode ser divido em dois grupos considerando o critério da composição de suas células e o volume relativo entre os elementos da matriz extracelular: tecido conjuntivo propriamente dito (o frouxo e o denso), e ostecidos conjuntivos especiais (o adiposo, o cartilaginoso, o ósseo e o sanguíneo).
O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida, desprovido de vasos sanguíneos e nervos, por essa ausência a sua nutrição ocorre através dos capilares do pericôndrio que é o tecido adjacente envolvendo o cartilaginoso. As cartilagens que revestem ossos nas articulaçõesmóveis não possuem pericôndrio, recebendo assim nutrição apenas no líquido sinovial existente nas cavidades articulares. E por não possuir nervos não há dor.
Sua função é a de sustentação dos tecidos moles, revestir superfícies de articulações, minimizando os choques nestas, além de auxiliar no deslizamento dos ossos  das articulações
Esse tecido é formado por células denominadas condroblastos econdrócitos que são formados desde a fase embrionária.
Os animais vertebrados, inclusive os seres humanos, quando estão na fase embrionária, ou seja, quando ainda estão se formando dentro da barriga da mamãe, apresentam esqueleto cartilaginoso. Nessa fase, esse esqueleto formado por cartilagem apresenta os condroblastos, células que produzem uma substância que dá a consistência cartilaginosa. Quandoesse embrião amadurece, as cartilagens vão dando lugar aos ossos e os condroblastos vão ficando mais velhos, passando a serem chamados condrócitos.
Os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da gestação. Ao nascer, a criança já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos mantêm regiões cartilaginosas que permitem o crescimento.
Ao nascer, acriança já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos ainda mantêm regiões cartilaginosas que permitem o crescimento. Entre os 18 e 20 anos, essas regiões cartilaginosas se ossificam e o crescimento cessa
Por volta dos 18 anos (às vezes mais), a cartilagem vira osso, e a pessoa pára de crescer. Porém, nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade éimportante: como nariz e orelha. Nesses locais, as cartilagens não se ossificam, elas continuam crescendo, mas não se assustem com isso pois essas estruturas crescem muito pouco e só se tornará desproporcional ao corpo se vivermos pelo menos um 200 anos!
O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. É acartilagem que proporciona flexibilidade e suporte para as articulações ósseas.

No caso da maioria das doenças articulares, há uma deterioração da cartilagem e como conseqüência, inflamação e dor. Nesse caso, uma das maneiras de auxiliar o organismo a repor o colágeno degradado é por meio de suplementação do mesmo (Crowley et al., 2009).


Uma das principais doenças relacionadas àcartilagem é a osteoartrite, que afeta as juntas do corpo humano (principalmente coluna, joelho, dedos e quadril), provocando inflamação.

Atualmente, novos nutracêuticos estão sendo utilizados para o tratamento da dor em pacientes com doenças articulares. As principais vantagens desses nutracêuticos são: as reduzidas taxas de efeitos colaterais, significativa eficácia e segurança, o que ocasiona...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecido Cartilaginoso
  • tecido cartilaginoso
  • Tecido Cartilaginoso
  • Tecido cartilaginoso
  • Tecido Cartilaginoso
  • tecido cartilaginoso
  • Tecido Cartilaginoso
  • Tecido cartilaginoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!