Tecido cartilagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Maurício de Nassau
Bacharelado em enfermagem

Antônia Eribânia da Silva.
Ana Keila de Souza Oliveira.
Daniele de Carvalho Martins.
Macia Maria de Oliveira Lima.
Regina Marta Ferreira dos Santos.

Resumo: Tecido Cartilaginoso

FORALEZA/CE
2013
Tecido Cartilaginoso

O tecido cartilaginoso é um tecido conjuntivo rígido e tem bastante material extracelular que constituema matriz. Tem função de sustentação dos tecidos moles, revestimento de superfícies articulares onde absorve os choques e facilita o deslizamento ósseo nas articulações. Suas funções dependem do principal componente da matriz, pois existem várias combinações diferentes de compostos nela.
A Cartilagem da Matriz é formada por bastantes fibrilas de colágeno tipo II associadas ao ácido hialurônico,proteoglicanos hidratados e glicoproteínas. Cada proteoglicano tem um cerne proteico, de onde irradiam várias moléculas não ramificadas e curtas de glicosaminoglicanas sulfatadas (condroitina-4-sulfatada, condroitina-6-sulfatada e queratana sulfatada). A combinação desse cerne com um ácido hialurônico forma ao liga com as fibrilas colágenas um acabouço, que dá a matriz cartilaginosa a capacidade derigidez. A capacidade de absorção de impacto é devido a o alto conteúdo de água de solvatação de glicosaminoglicanas. E o condronectina (glicoproteína estrutural) também é importante porque  possui sítios de ligação para condrócitos, fibrilas colágeno II e glicosaminoglicanas. Concluimos que a condronectina participa diretamente da associação do arcabouço macromolecular da matriz com os condrócitos. Aoredor dos condrócitos existem zonas estreitas onde apresentam basofilia, metacromasia e reação PAS muito intensa, e são chamadas mesmo de cápsulas.
Não possui vascularização, nem inervação e nem vasos linfáticos. Por isso é nutrido pelos capilares do pericôndrio que é um tecido conjuntivo envolvente. As cartilagens que revestem ossos nas articulações móveis não possuem pericôndrio, recebendo anutrição apenas no líquido sinovial que existe nas cavidades articulares. E por não possuir inervação, não tem dor. O pericôndrio é formado em um tecido conjuntivo rico em fibras de colágeno tipo I na superfície e mais rico em células conforme se aproxima da cartilagem. As células dele são parecidas com os fibroblastos, mas na região em contado com a cartilagem, suas células se parecem com oscondroblastos, pois possuem capacidade de realizar mitoses formando assim condrócitos. (ALUNA: Antônia Eribânia da Silva)
Os condrócitos possuem forma alongada na superfície e na região mais profunda são arredondados e aparecem em grupos de até 8 células, formando os chamados grupos isógenos, pois são originadas de um único condroblasto. São células secretoras de colágeno, principalmente o II,proteoglicanas e glicoproteínas como a condronectina. Tem a forma com reentrâncias para aumentar a superfície para as trocas com o meio extracelular, pois estão em uma área de baixo suprimento nutrício. A glicose na cartilagem é geralmente degradada anaerobicamente, formando ácido láctico como produto final. A difusão é a forma da qual os nutrientes provenientes do pericôndrio vão para os condrócitos,e é a água de solvatação que facilita essa difusão. Seu bom funcionamento está ligado intríssecamente a um balanço hormonal adequado. A síntese de proteoglicanas é acelerada por tiroxina e testosterona e diminui pela cortisona, hidrocortisona e estradiol. Já o GH promove a síntese de somatomedina C pelo fígado, onde aumenta a capacidade sintética dos condroblastos e também sua multiplicação,estimulando assim o crescimento das cartilagens.
Os condroblastos são semelhantes aos fibroblastos sendo chamados de fibroblastos like e são também fusiformes com núcleo achatado e são responsáveis pela produção de matriz cartilaginosa e localizado na periferia da cartilagem.
O crescimento devido a dois processos o crescimento intersticial, por divisão mitótica dos condrócitos já existentes, e...
tracking img