Tecendo a narrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO À SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Os Parâmetros Curriculares Nacionais de língua portuguesa determinam que os alunos devem desenvolvem gradativamente uma competência em relação à linguagem para ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado. (PCNs,1997).

A opção do aluno por um ponto de vista coerente, em situação determinada, faz parte de uma reflexãoconsciente e assumida, mesmo que provisória. A importância de liberar a expressão da opinião do aluno, mesmo que não seja a nossa, permite que ele crie um sentido para a comunicação do seu pensamento.

Deixar falar/escrever de todas as formas, tendo como meta a organização dos textos; dessa forma, consciente e responsável, o aluno poderá fazer previsões e escolhas adequadas na fala/escrita, bemcomo olhar para o texto de forma critica, ampliando os significados para alem da palavra escrita. Poderá ver-se no texto e ver o texto como objeto, e dialogar como o ‘’outro’’ que o produziu e de criar seu próprio texto.

Segundo Dolz, (2004, p.97) uma “sequência didática é um conjunto de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito.” Com essa sequência, a finalidade éajudar o aluno a dominar melhor um gênero textual, permitindo assim escrever ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação de comunicação. Esta sequência servirá portanto, para dar acesso aos alunos à prática de linguagem novas ou dificilmente domináveis.

Como podemos perceber uma sequência didática não é feita por acaso, ela tem uma estrutura organizada que vai auxiliar tanto aoprofessor quanto aos alunos em práticas de texto que possibilitarão o desenvolvimento de suas competências e habilidades permitindo, assim, escrever ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação de comunicação.
Esta sequência didática está orientada pelas idéias dos quatro pilares da educação que segundo Delors (2001) são: aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprendera conviver com os outros, que são fundamentais no processo
da aprendizagem com a preocupação em desenvolver a imaginação e de criar atividades valorizando a cultura oral e os conhecimentos retirados da experiência humana.
 
Nessa perspectiva, esta sequência didática tem como objetivo geral articular situações didáticas que envolvam as técnicas narrativas, a fim de proporcionar oportunidadespara a prática de produção de gênero conto. Especificamente, objetiva permitir o reconhecimento da estrutura do gênero conto; seus elementos constituintes, sua diversidade e os principais meios em que é veiculado, entendendo-o como prática de linguagem como função social.

Para atingir esses objetivos, a sequência esta fundamentada nas teorias da linguagem que têm como princípio o dialogismobakthiniano. Bakhin (1929) considera o dialogismo o princípio constitutivo da linguagem e a condição do sentido do discurso. Entre os aspectos de sua concepção de dialogismo deve ser mencionado um deles: que o sentido do texto e a significação das palavras dependem da relação entre sujeitos, ou seja, constroem-se na produção e na interpretação dos textos.

O dialogismo diz respeito ao permanentediálogo nem sempre simétricos e harmoniosos, existentes entre os diferentes discursos que configuram uma comunidade, um cultura, uma sociedade. É nesse sentido que podemos interpretar o dialogismo como elemento que instaura a constitutiva natureza interdiscursiva da linguagem, que se estabelecem entre o eu e o outro nos processos discursivos instaurados por esses discursos.

1.1 Metodologia

Ametodologia adotada será inicialmente com a exploração dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a narrativa, isto é, com atividades de reconhecimento. O foco desta seqüência didática é a narração, do gênero conto “Se Eu Fosse Esqueleto”, que terá como produto final a produção de um conto que, por meio das etapas propostas, criaremos uma problematização que acrescente conhecimentos sobre a...
tracking img