Tecelagem

Páginas: 4 (916 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2014
Teares de Lançadeiras


1. INTRODUÇÃO

A inserção da lançadeira, através dos fios de urdume (cala), realiza-se, fazendo-a deslizar sobre os fios, que se apóiam na superfície de madeira damesa batente.
A cada extremo da mesa batente, existe um local para acomodação da lançadeira, após uma inserção que denominamos de CAIXA DE LANÇADEIRA, onde será freada e parada depois de realizar opercurso da inserção.
A lançadeira que se encontra na caixa, em repouso, posicionada para inserção, será empurrada pelo TACO, que a impulsionará através da cala.
O taco está ligado à extremidadesuperior da ESPADA. O taco pode ser guiado por uma barra metálica cilíndrica de pequeno diâmetro e livre da extremidade da espada, ou estar fixo na espada .Quando a máquina de tecer possui caixasmóveis, o taco deve ser guiado horizontalmente, por esta barra metálica, com a espada apresentando uma oscilação arqueada que desliza por uma ranhura interna ao taco.
No tecimento de tramas de distintascores, é necessário que, em uma ou duas extremidades da mesa batente, exista mais de uma caixa de lançadeira, caixa móvel. Uma vez, que, uma determinada lançadeira tenha terminado o seu percurso deinserção e for freada pela caixa, uma outra lançadeira que se encontra em uma caixa distinta, poderá ser inserida e para isto, é necessário haver um tempo para troca das caixas. As várias caixasestão dispostas uma em cima da outra. No caso de 4 caixas, a máquina de tecer pode realizar saltos de três caixas quando a primeira lançadeira se acomoda na primeira caixa, e a lançadeira da inserçãoseguinte está na quarta caixa ou vice-versa.
Este mecanismo sempre limita a freqüência da máquina de tecer. Devemos lembrar que uma lançadeira média pode ter uma massa de aproximadamente 400 gramas eque, com quatro lançadeiras mais, a massa destas quatros caixas pode somar vários quilogramas.



2. Troca automática de trama – Troca de lançadeira ou de espulas

A espula, no interior da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TECELAGEM
  • Tecelagem
  • TECELAGEM
  • tecelagem
  • tecelagem
  • Tecelagem
  • tecelagem
  • Tecelagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!